Conheça os 50+ Inovadores da Saúde de 2019

Quais são as instituições de saúde e empresas mais inovadoras em digital health no Brasil? A Pesquisa 50+ Inovadores da Saúde 2019, publicada pela revista Medicina S/A, mapeou os 25 hospitais privados que apresentaram melhor performance em investimentos e projetos envolvendo as tecnologias de informação e comunicação em saúde. O levantamento levou em consideração os seguintes critérios: (1) soluções implantadas e em funcionamento; (2) disposição para investimentos em novas tecnologias nos próximos dois anos; e (3) resultados para a Gestão e Assistência aos Pacientes.

Com base em informações enviadas pelas instituições de saúde e na análise criteriosa e independente de um conselho editorial, a Pesquisa também mapeou as 25 empresas, marcas e soluções mais lembradas por sua inovação em TICs, Digital Health e Telemedicina. Entre as categorias de produtos estão Prontuário Eletrônico, Softwares de Gestão, Apoio à Decisão Clínicas, PACS/RS, mHealth e Apps, Plataformas para Prevenção, Monitoramento e Infraestrutura.


Acesse a pesquisa sobre a Intenção de Investimento Saúde Digital em 2019  e confira abaixo as instituições e empresas mais inovadoras da saúde em 2019.
Reportagem publicada na Revista Medicina S/A, edição 1. Acesse a publicação.

Hospitais mais inovadores no uso de TICs

 

A.C. Camargo Cancer Center
São Paulo – SP
www.accamargo.org.br

Especialista em cirurgia robótica para o tratamento de diversos tipos de câncer, o A.C.Camargo atingiu a marca de mais de 2 mil procedimentos em 2018.


BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
São Paulo – SP
www.bp.org.br

Avançado em projetos digitais, a BP investiu no Watson, tecnologia cognitiva da IBM, para revolucionar os dados contidos no Prontuário Eletrônico do Paciente por meio da Inteligência Artificial.


Hospital Alemão Oswaldo Cruz
São Paulo – SP
www.hospitaloswaldocruz.org.br

Para atender a clientela interna, o Oswaldo Cruz implantou plataforma que modernizou os processos de TI da instituição, recebendo as demandas da área por meio de portal online ou aplicativo de celular.


Hospital Anchieta
Taguatinga – DF
www.hospitalanchieta.com.br

Garantindo mais segurança nos processos, o Hospital Anchieta implantou um projeto inovador de checagem beira-leito. Todo o processo utiliza leitora sem fio e é realizado em tempo real.


Hospital Brasília
Brasília – DF
www.hospitalbrasilia.com.br

O Centro de Robótica foi inaugurado pelo Hospital Brasília em novembro de 2018, contando com a aquisição do robô Da Vinci, que executa procedimentos cirúrgicos urológicos, ginecológicos e do aparelho digestivo.


HCor – Hospital do Coração
São Paulo – SP
www.hcor.com.br

Referência em cardiologia, o Hcor adquiriu uma solução de apoio à decisão clínica com o objetivo de oferecer atualização profissional, auxílio às pesquisa e educação continuada para cerca de 4500 profissionais que atuam na instituição.


Hospital Edmundo Vasconcelos
São Paulo – SP
www.hospitaledmundovasconcelos.com.br

A aquisição de novo sistema de ERP e a introdução de tecnologias disruptivas permitiram ao Hospital Edmundo Vasconcelos aumentar a acessibilidade e a eficiência das operações de saúde.


Hospital e Maternidade Santa Joana
São Paulo – SP
www.santajoana.com.br

Para ampliar a segurança, Hospital e Maternidade Santa Joana implantou um sistema que bloqueia possíveis erros na movimentação de neonatos, envolvendo pessoal da área assistencial e de gestão.


Hospital Israelita Albert Einstein
São Paulo – SP
www.einstein.br

Para fomentar o ambiente de empreendedorismo, a Sociedade Israelita Albert Einstein lançou há um ano a Eretz.bio, uma incubadora de startups que tem apoiado a inovação em saúde no Brasil.


Hospital Leforte
São Paulo – SP
www.leforte.com.br

A área de neurologia do Hospital Leforte implantou programa de telemedicina que permite contrato entre profissionais por videoconferência 24 horas por dia, atendendo emergências neurológicas. A instituição pretende ampliar sua atuação em telemedicina.


Hospital Mãe de Deus
Porto Alegre – RS
www.maededeus.com.br

A área de oncologia do Mãe de Deus tem investido em inteligência artificial. Uma parceria com a IBM utiliza a plataforma de reconhecimento visual do Watson no tratamento de câncer.


Hospital Marcelino Champagnat
Curitiba – PR
www.hospitalmarcelino.com.br

Parte dos hospitais do Grupo Marista, o Marcelino Champagnat integra o Ciclo de Inovação Hospitalar, projeto que incentiva startups e visa mapear soluções na área de inovação na saúde.


Hospital Márcio Cunha
Ipatinga – MG
www.fsfx.com.br

Para auxiliar as gestantes, o Hospital Márcio Cunha criou a primeira plataforma digital de relacionamento entre as gestantes e a maternidade. O uso de inteligência artificial tem tornado o atendimento mais seguro.


Hospital Moinhos de Vento
Porto Alegre – RS
www.hospitalmoinhos.org.br

Visando expandir seu Programa de Cirurgia Robótica, o Hospital Moinhos de Vento lançou o Núcleo de Medicina Robótica da instituição. A iniciativa tem qualificado mais profissionais e ampliado as especialidades atendidas.


Hospital Nipo-Brasileiro
São Paulo – SP
www.hospitalnipo.org.br

Com a adoção do conceito de Hospital Digital, o Nipo-Brasileiro apostou no alinhamento do setor de tecnologia da informação ao board estratégico, conciliando a incorporação e o uso da tecnologia às rotinas operacionais.


Hospital 9 de Julho
São Paulo – SP
www.h9j.com.br

O H9J foi o primeiro hospital da América Latina a adquirir o novo simulador para a robótica. Investimento realizado em 2018, a plataforma é capaz de treinar ao mesmo tempo o cirurgião e o assistente.


Hospital Samaritano
São Paulo – SP
www.samaritano.com.br

O Centro de Robótica do Hospital Samaritano Higienópolis é um dos projetos mais importantes implantados pela instituição. A robótica é utilizada em cirurgias de média e alta complexidades.


Hospital Samaritano de Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
www.hsamaritano.com.br

Com a última versão do robô Da Vinci, o Centro Oncológico do Samaritano Botafogo tem se destacado pela realização de cirurgias robóticas, que permitem uma intervenção mais precisa e segura nos pacientes com câncer.


Hospital Santa Catarina
São Paulo – SP
www.hospitalsantacatarina.org.br

A inauguração do centro cirúrgico do Santa Catarina, em 2018, passou a contar com uma plataforma de terapia guiada por imagem de nova geração e que permite procedimentos com mais facilidade.


Hospital Santa Izabel
Salvador – BA
www.hospitalsantaizabel.org.br

Com a implementação de diversas soluções tecnológicas visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência ao paciente, o Hospital Santa Izabel caminha para a certificação HIMSS estágio 7.


Hospital Santa Paula
São Paulo – SP
www.santapaula.com.br

Apostando em soluções tecnológicas para aprimorar processos e a experiência dos pacientes, o Hospital Santa Paula lançou o HSPinovalab, plataforma focada em desenvolvimento de novos projetos e ideias para a área hospitalar.


Hospital São Cristóvão
São Paulo – SP
www.saocristovao.com.br

Aliando tecnologia e atenção aos beneficiários, o Hospital São Cristóvão aposta em um aplicativo voltado para os cuidados e o monitoramento de pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes. Por meio do app, o paciente terá diversos serviços à disposição.


Hospital São Luiz
São Paulo – SP
www.saoluiz.com.br

Atento às novidades tecnológicas, o Hospital São Luiz investiu na última geração do robô Da Vinci, a plataforma Xi, com recursos que permitem a realização de cirurgias minimamente invasivas.


Hospital São Vicente de Paulo
Rio de Janeiro – RJ
www.hsvp.org.br

Para integrar os indicadores de todas as áreas, o Hospital São Vicente de Paula implantou um sistema eletrônico que automatiza e integra os dados ao Planejamento Estratégico da instituição.


Hospital Sírio-Libanês
São Paulo – SP
www.hospitalsiriolibanes.org.br

Em parceria com o Fleury Medicina e Saúde, Hospital Sírio-Libanês inaugurou uma plataforma de análises clínicas totalmente automatizada. Pioneiro, o projeto aumenta a produtividade em 60% e reduz o tempo médio de liberação dos resultados.


Empresas mais inovadoras em soluções de Saúde Digital

 

Agfa Healthcare
https://global.agfahealthcare.com/brazil

Engage Suite – plataforma da Agfa possibilita compartilhamento de informações, resultados, imagens e documentação clínica a pacientes e médicos. Interface é adaptada para smartphones, tablets, laptops e desktops.


Axismed
www.portalaxismed.com.br

Business Intelligence – plataforma de AxisMed oferece uma visão detalhada da utilização de recursos de saúde, com os aspectos clínicos e econômicos mais relevantes, através de dashboard customizável, filtros dinâmicos e atualização periódica.


Benner
www.benner.com.br

Hospitais e Clínicas – a solução da Benner abrange processos como atendimento, internação, centro cirúrgico, suprimentos, faturamento, financeiro e contábil. Módulos 100% web, Touch screen, Cloud Computing com prontuário eletrônico, com certificação pelo SBIS.


Bionexo
www.bionexo.com

Gestão de Compras para Instituições Privadas – a solução digital da Bionexo permite às instituições de saúde comprar e gerir insumos diversos com uma comunidade ampla de fornecedores. Graças a ela, há redução de custos e otimização de rotinas operacionais.


Cerner
www.cerner.com/br/

Soluções clínicas Millennium – o sistema de prontuários eletrônicos da Cerner mantém as informações dos pacientes atualizadas em tempo real, compartilhando um único design que facilita o fluxo de informações entre equipes e locais de atendimento médico.


Cisco
www.cisco.com.br

SmartCare – a plataforma integra as soluções Cisco a um serviço de gerenciamento remoto dos cuidados a pacientes crônicos, ajudando provedores de saúde a gerar economia de 20% dos custos assistenciais, além de garantir mais qualidade de vida a pacientes que necessitam de acompanhamento constante.


Dr. TIS
www.drtis.com.br

Dr. Nuvem – o sistema de gerenciamento de imagens diagnósticas da Dr. TIS permite emissão de laudos a distância. Entre as principais funcionalidades, destacam-se: pesquisa e visualização de imagens diagnósticas, emissão de laudos e consulta do histórico de exames, com evolução dos laudos e diagnósticos por imagens de cada atendimento. Entre as principais funcionalidades, destacam-se: pesquisa e visualização de imagens diagnósticas, emissão de laudos e consulta do histórico de exames, “PACS com visualizador na nuvem “, com evolução dos laudos e diagnósticos por imagens de cada atendimento.


GE Healthcare
www.gehealthcare.com.br

Centricity RIS-i – sistema de informações de radiologia via internet desenvolvido pela GE Healthcare. A solução possibilita um gerenciamento completo do fluxo de informações para departamentos de radiologia e medicina nuclear.


IBM
www.ibm.com.br

Watson for Oncology – a plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela IBM dá suporte no tratamento de pacientes com câncer. Integrando-se ao trabalho da equipe médica, a solução fornece aos profissionais opções terapêuticas baseadas em evidências científicas mundiais.


Input
www.input.com.vc

WinHosp.Net – o software para a Saúde da Input engloba todas as áreas – incluindo clínicas, emergência, atenção básica, hospitais de média e alta complexidades, laboratórios e setores de imagens.


Intersystems
www.intersystems.com/br/

HealthShare – a plataforma da Intersystems conecta provedores, pacientes e fontes pagadoras com registros e análises abrangentes. A solução cria um registro virtual do paciente, base para uma assistência coordenada, baseada em qualidade e gestão de saúde populacional.


Medilab Sistemas
www.medilabsistemas.com.br

PACS MediSystem – o sistema de PACS da Medilab Sistemas reúne softwares de alto desempenho em tecnologia para gestão de imagens, possibilitando mais produtividade e fluxo de trabalho otimizado. A solução gera, compartilha e armazena imagens médicas com rapidez e eficiência.


MV
www.mv.com.br

SOUL MV – o prontuário Eletrônico da MV reúne, em um único local, as informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos dos pacientes, simplificando o armazenamento de dados e facilitando o dia a dia de médicos, equipes de enfermagem e demais profissionais de saúde, além de garantir a segurança do paciente. A solução foi reconhecida pelo KLAS, instituto norte-americano de pesquisa e insights, como o melhor prontuário eletrônico da América Latina.


Optum
www.optum.com.br

NurseLine – a solução da Optum oferece suporte telefônico 24 horas por dia para esclarecer dúvidas sobre os mais diversos tópicos, incluindo o fornecimento de informações gerais e orientações às queixas apresentadas, baseando-se em protocolos de saúde.


Orizon
www.orizon.com.br

Conectividade – as plataformas de Conectividade da Orizon buscam simplificar o relacionamento entre operadoras, prestadores de serviços e usuários, gerando eficiência, agilidade e segurança para o seu negócio.


Philips
www.philips.com.br/healthcare

Tasy – a solução de informática em saúde da Philips integra todas as áreas da instituição, conectando os pontos de cuidado dos pacientes e otimizando os processos. O sistema evita desperdício e aumenta a produtividades dos processos.


Pixeon
www.pixeon.com.br

PACS – com recursos de visualização, interpretação, armazenamento e distribuição de imagens, o sistema de PACS da Pixeon destaca-se por ser uma solução completa e suportar todas as etapas da prestação de serviços.


SAP
www.sap.com.br

SAP EMR Unwired – a solução da SAP permite acesso direto às informações dos pacientes por dispositivos portáteis, eliminando atrasos e imprecisões que possam comprometer o atendimento.


Siemens
www.siemens.com.br

e-Health – a plataforma de interoperabilidade da Siemens permite agregar dados de diversos sistemas de gestão clínica e hospitalar, criando um prontuário médico unificado. A solução também permite a interação entre médicos, pacientes e prestadores de serviços, por meio de aplicativos móveis e conectividade com dispositivos wearables.


ShareCare
www.sharecare.com.br

Plataforma Sharecare – a ferramenta interativa foi projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência dos usuários na busca por informações, como histórico de saúde, intervenções personalizadas, conteúdos educativos, serviços, entre outros.


TeleLaudo
www.telelaudo.com.br

Laudos a distância – atendendo a hospitais e clínicas de qualquer porte, 24 horas por dia, a TeleLaudo oferece soluções para tomografiaressonância, raios-X, mamografia, densitometria, entre outros, elaborados por radiologistas subespecialistas.


ToLife
http://www.tolife.com.br

TriusOne – o posto de triagem da ToLife integra todos os equipamentos necessários para a Classificação de Risco Clínico, permitindo à  instituição de saúde agilizar o atendimento dos pacientes e aprimorar as definições de prioridade.


TopMed
http://www.topmed.com.br

Saúde em Dia – o serviço de gestão de crônicos da TopMed estabelece um novo modelo de prestação de serviços de saúde, incrementando a relação profissional entre a equipe de saúde e o beneficiário. Através de uma central de orientação e informação em saúde, a empresa  promove o monitoramento das condições de saúde do indivíduo, estimulando o autocuidado.


Totvs
www.totvs.com/saude

Soluções para Hospitais – as soluções da Totvs ajudam a padronizar os processos, garantindo a segurança do paciente e apoiando o processo de acreditação. Elas também auxiliam na redução de custos e glosas com a integração entre outros setores, o controle rígido de materiais e medicamentos e a gestão de leitos.


VMWare
www.vmware.com.br

IoT – a solução de IoT da VMware gerencia, monitora e protege toda a infraestrutura para criar um sistema de serviços de saúde mais eficiente e responsivo, tendo como objetivo proporcionar um melhor atendimento ao paciente, com menos riscos à segurança do mesmo e maior produtividade dos prestadores.


Reportagem publicada na Revista Medicina S/A, edição 1. Acesse a publicação.

*A reprodução da pesquisa é livre mediante a citação da revista Medicina S/A.