Rio de Janeiro inaugura primeiro serviço privado para malformações em pediatria
De acordo com as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as anomalias congênitas afetam cerca de 5% dos nascidos em todo o mundo. Entre os problemas congênitos craniofaciais, destacam-se as fissuras labiopalatais, fissuras palatais, cranioestenoses, craniofacioestenoses, deformidades de orelhas e diversas síndromes craniofaciais mais raras.
Tais problemas precisam de acompanhamento especializado na área e, para atender aos pequenos pacientes que precisam de intervenções cirúrgicas e suporte multidisciplinar, o Hospital Vitória Barra, da rede Americas no Rio de Janeiro, acaba de abrir o Serviço de Cirurgia Craniofacial – o primeiro da rede privada da Capital Fluminense, disponível a partir deste mês.
Clarice Abreu, especialista em malformações craniofaciais e coordenadora do novo Centro, explica que o serviço vai abranger o atendimento de modo integral e unificado em um só local, tornando o cuidado mais ágil em todas as frentes. “O Hospital Vitória conta com toda estrutura necessária para o suporte cirúrgico de alta complexidade, caso de alguns procedimentos mais específicos, a exemplo das cirurgias de cranioestenoses e craniofacioestenoses”, diz.
A médica informa ainda que o grande diferencial está nos atendimentos clínico, laboratorial e cirúrgico no mesmo local, além do ambulatório de seguimento pós- alta. O espaço contará com uma equipe de profissionais de saúde voltada exclusivamente para o suporte e a reabilitação, como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, otorrinolaringologistas, pediatras, assistente social e enfermeiras.
“Trata-se de um centro pensado em cada detalhe para o acolhimento desses pacientes e dos seus familiares, que precisam estar seguros sobre a expertise dos profissionais que lidam com problemas de saúde delicados como esses, que exigem muita dedicação por parte de toda a equipe de saúde”, informa.