Saúde sustentável é destaque em Congresso Mundial de Hospitais
Considerando o contexto da pandemia da Covid-19 e como ainda tem ocasionado em aprendizados e desafios para o setor saúde, a Federação Internacional de Hospitais (IHF) realizou o 45º Congresso Mundial de Hospitais de 2022 em Dubai com o tema “Aprendizado Global, Ações Locais: Saúde Sustentável”. A temática foi reforçada por meio do Centro de Sustentabilidade de Genebra, uma iniciativa do IHF para apoiar hospitais e serviços de saúde para enfrentar os desafios de sustentabilidade de hoje e de amanhã. Participar desse evento representando o Brasil, em um momento histórico para as discussões do setor saúde no mundo, foi muito gratificante.
Nas ações pré-congresso, estivemos no Workshop dos Jovens Líderes Executivos na Saúde, programa da Federação Internacional de Hospitais para a seleção e atualização de gestores hospitalares. A programação contou com atividades focadas nos participantes do programa em 2022 e os participantes dos demais anos puderam integrar a agenda. Na ocasião, assistimos a sessão sobre liderança e desenvolvimento profissional com Mr CJ Bolster, Dr Kalthoom Mohammad Al Blooshi e Dr Joan Osoro-Mbui e também participar da Masterclass “liderando e inspirando a organização”, ministrada por Dr Jen Nguyen e Tori Ellis. Foi um momento essencial para refletirmos sobre nossas habilidades como líderes na saúde.
Participamos da abertura oficial e da palestra “Medicina de Precisão – o impacto para hospitais e serviços de saúde” ministrada por Dr Asma Al Mannaei, Prof Sandi Deans, Dr Jorge Guzman e Dr Hanny Handjaja Ronosulistyo. Representando a Federação Brasileira de Hospitais – FBH, realizamos também o lançamento dos volumes do Manual do Gestor Hospitalar traduzidos para o inglês no estande da Federação Internacional de Hospitais, com foco em compartilhar os conteúdos produzidos por mais de 44 autores no Brasil a partir da construção teórico-prática para o mundo.
Além disso, tive a oportunidade de palestrar no evento sobre o “gerenciamento da comunicação hospitalar”, baseado no meu livro traduzido para o inglês (Management of Hospital Communication). Durante a sessão, discutimos sobre a importância dos processos comunicacionais para salvar vidas e sobre os desafios para o futuro da gestão em saúde. Outro ponto alto da programação foi a grade científica, que além de palestras, pudemos conhecer as principais publicações científicas que foram submetidas e avaliadas pela comissão organizadora do evento. Os trabalhos são inovadores e têm grande potencial transformador da saúde em todo o mundo.
Uma mesa-redonda realizada pelo IHF sobre os exemplos de modelos de cuidado nos países de língua portuguesa contou com a participação da gestora em saúde e CEO do API, Andréa Prestes, representando a FBH e o Brasil. Foi momento ímpar que serviu como ponto de partida para a promoção do congresso mundial que será realizado em Lisboa em 2023. O evento também propiciou aos gestores participantes uma visita guiada para conhecer o hospital de Abu Dhabi, Sheikh Shakhbout Medical City. Uma importante unidade de saúde que nos apresentou seus processos e principais projetos, agregando em nossa visão de hospitais de excelência pelo mundo. resultado do evento impacta em transformações significativas para a saúde no país nos próximos anos, advindos dos aprendizados, colaborações, insights e networking.
*J. Antônio Cirino é Diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir.