Brasil já contabiliza mais de 200 mil processos relacionados à pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade para empresas e estabelecimentos comerciais: os locais precisaram se adaptar para continuar a receber os clientes, colaboradores e parceiros com segurança. Só na Justiça do Trabalho, o Brasil já contabiliza 217 mil processos relacionados a pandemia. As causas têm valor total de mais de R$ 21 bilhões e valor médio de R$97 mil.

Em março, a Justiça do Trabalho de Ji-Paraná (RO) mandou a JBS pagar R$20 milhões em indenização por danos morais coletivos após um surto de Covid-19 em uma unidade de bovinos da empresa, de acordo com uma cópia da decisão vista pela Reuters, divulgada no UOL.

A Chief Scientific Officer (CSO) da Local Confiável, startup que faz o monitoramento local e em tempo real das normas sanitárias de estabelecimentos, Fernanda Borba Martins, alerta que a adaptação das empresas é essencial tanto para proteger as pessoas como para resguardar a empresa de possíveis passivos trabalhistas, danos de imagem ou da marca, ou ainda multas aplicadas por órgãos de saúde e fiscalização. “Hoje as empresas precisam seguir rigorosamente as normas sanitárias e de segurança regidas pela pandemia, as quais permeiam em todas as áreas dentro da organização. Colaboradores e clientes precisam se sentir seguros dentro desses ambientes, seja para manter a produtividade ou continuar frequentando a empresa”, afirma.

A especialista mostra como adaptar os negócios para a nova realidade:

  • Mantenha uma sistemática de acompanhamento regulatório das normas e legislações para sua área de atuação, que atenda 100% as exigências dos órgãos competentes e decretos da sua região;
  • Demonstre o comprometimento da empresa, para que o colaborador se sinta parte integrante dentro destes cuidados;
  • Disponibilize álcool em gel 70% em locais de fácil acesso, mas assegure que ele seja de boa qualidade e esteja em locais que facilitem a memorização do uso pelo colaborador, como uma rotina;
  • Forneça equipamentos de proteção individuais ou coletivos para seus colaboradores, como máscaras, face shield ou sistemas de barreira, onde haja muita proximidade entre as pessoas ou riscos de contaminação, e orientação quanto à forma correta e locais para higienização das mãos;
  • Respeite o distanciamento entre colaboradores e controle o fluxo de clientes. Se preciso, sinalize no chão as posições que garantem a distância de 1,5 metros, considerada segura, a qual pode variar conforme os decretos de cada região;
  • Intensifique a limpeza e desinfecção de toda a empresa, e assegure que o colaborador e cliente percebam a limpeza, disseminando essa cultura em sua organização;
  • Abra um canal de comunicação com seus colaboradores e clientes: é preciso ouvir esse público para entender como se sentem na empresa e adaptar possíveis situações.

A especialista lembra que essas ações devem ser frequentes e fazer parte da rotina da empresa. “Precisamos estar atentos que lidar com protocolos sanitários é gerenciar riscos constantemente, para seus colaboradores, produtos e processos”, afirma.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.