J. Antônio Cirino: Pessoas como o elemento central da saúde

Por J. Antônio Cirino

Em março de 2021 fui selecionado como o primeiro brasileiro a participar do programa da Federação Internacional de Hospitais (IHF) intitulado “Jovens Líderes Executivos” na saúde, representando a Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Fiquei muito grato com essa oportunidade de pautar, em um grupo seleto de 34 gestores de 19 países, as soluções e desafios do nosso país no segmento hospitalar.

Em um primeiro momento participando do programa, foi possível, por meio de estratégias digitais, conhecer os demais selecionados e trocar experiências, bem como saber mais sobre essa jornada que finda em novembro de 2021, durante o Congresso Mundial de Hospitais, que será realizado em Barcelona – Espanha.

A partir disso, aprofundamos um pouco mais sobre os quatro temas que comporão esse evento e que servem como pauta para os jovens líderes executivos: as transformações digitais e tecnológicas, o conceito integrado de saúde e as mudanças orientadas ao valor, pessoas no centro das melhorias do sistema de saúde e o bem-estar dos profissionais da saúde.

O que mais me chamou atenção durante os debates realizados com a orientação da equipe do IHF e da empresa líder global consultoria de liderança para executivos, Wittkieffer, foi a compreensão comum da importância do olhar para as pessoas, como elemento fulcral para impulsionar as melhorias necessárias ao setor saúde. Mesmo ao discutir tecnologia, podemos pensar a saúde digital como propulsora para aproximação das pessoas, mesmo à distância.

Ao pensarmos na melhoria dos sistemas de saúde, focar em como podemos promover a excelência operacional amplificando a satisfação dos stakeholders, conectando com a discussão das pessoas no centro desse fluxo de transformação. E por fim, um assunto essencial e que durante a pandemia tornou-se ainda mais destacado: o bem-estar dos trabalhadores da saúde, planejando práticas que vislumbram a sua saúde de forma holística, valorizando e ofertando condições adequadas para sua atuação. Essas abordagens são os principais eixos inerentes ao cuidado em saúde na atualidade, com os seres humanos como matriz: saúde digital, cuidado centrado na pessoa, excelência operacional e a saúde dos trabalhadores.

Vamos trabalhar nesses temas durante os próximos meses para possibilitar a elaboração de soluções e discussões de forma integrada, para repensar processos e, principalmente, sobre como entregar ainda mais valor às pessoas envolvidas com a assistência em saúde. Se tivermos esse como o foco primordial em nosso labor diário, certamente conseguiremos alçar mudanças positivas para todos.


*J. Antônio Cirino é Comunicólogo, gestor de qualidade, professor e pesquisador, atuando desde 2009 na área da saúde. Chief compliance officer na Agir. Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Autor do livro “Gestão da Comunicação Hospitalar”, coordenador científico do “Manual do Gestor Hospitalar”, volumes 1 e 2 da FBH, e organizador da obra “Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde”. Professor conteudista da Organização Nacional de Acreditação – ONA. Editor assistente da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis/Fiocruz. Membro do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS) do PPGCOM/UFRJ e do ICICT/Fiocruz.

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