Nexmuv lança startup para otimizar clínicas de saúde ocupacional
A Nexmuv, empresa de inovação em tecnologia, anuncia a criação da startup MOC para o segmento de saúde. A empresa tem como principal objetivo atuar no mercado de clínicas de saúde ocupacional por meio do gerenciamento de agendamentos, registros médicos e filas de espera, tudo por meio do uso de um aplicativo.
Inicialmente foi investido R$ 1 milhão pela para viabilizar o projeto. “Criamos a The Garage, primeiro venture studio do país, focado na criação e aceleração de startups. para atuar como um catalisador essencial na busca por soluções digitais inovadoras que otimizem e facilitem processos, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas”, explica Carlos Perobelli, CEO da Nexmuv.
De acordo com o executivo, este é o lançamento da primeira startup frente a outras que estão por vir nos próximos anos por conta do The Garage. “Pretendemos lançar mais três empresas até 2025, investindo até R$ 3 milhões em recursos próprios”, prevê.
Nas clínicas de saúde ocupacional, a previsão é que o MOC ofereça um ganho de 30% em produtividade. Números do mercado de trabalho formal mostram a dimensão desse segmento. De acordo com o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, atualmente, de 90 milhões de brasileiros economicamente ativos, 48,7 milhões são contratados no formato CLT, o que gera em média, 160 milhões de exames ocupacionais por ano.
A gestão de registros e documentação nessas clínicas de saúde ocupacional é um dos desafios, exigindo precisão e atualização constante; assim como as filas de espera, já que esses estabelecimentos recebem diariamente um grande fluxo de pacientes.
Os aplicativos da nova startup são desenvolvidos com inteligência artificial (IA) e em plataforma low code, uma abordagem que facilita que até mesmo desenvolvedores menos experientes em programação criem aplicativos e sistemas complexos com um mínimo de codificação manual. “Esta implementação oferece uma redução no tempo e nos recursos requeridos para a criação e efetivação de aplicativos, sendo um dos principais benefícios. Ao disponibilizar uma interface visual e componentes pré-fabricados, as plataformas low code capacitam as equipes a desenvolver de maneira rápida, adaptando-se com agilidade às exigências do negócio”, conclui Perobelli.