Fintech será acelerada pela Eretz.bio, do Einstein
A Mitfokus, fintech que fornece soluções financeiras para médicos, dobrou de tamanho em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e promete crescimento acelerado para 2021, já que acaba de ser incubada pela Eretz.bio – Hospital Albert Einstein. Júlia Lázaro, fundadora e CFO da empresa, conta que ao analisar o mercado percebeu que 85% dos médicos com CNPJ não tinham uma ferramenta de gestão financeira, contábil e tributária integrada, o que leva a problemas de fluxo de caixa, tributação incorreta, faturamento errado e multas por pagamentos de impostos atrasados.
Em 2019, dois anos após sua fundação, a empresa já contava com mais de 500 médicos e 150 CNPJs. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o número saltou para 1.200 médicos e 300 CNPJs – em 40 especialidades médicas, registrando um crescimento de 100%. “A pandemia trouxe uma demanda maior por ocasião da crise. Os médicos precisaram se readaptar e organizar a gestão de seus negócios, que tiveram queda no faturamento em torno de 40%. Então, houve uma aceleração na busca por organização financeira”, explica a empresária.
Somente durante a pandemia de Covid-19, a Mitfokus foi capaz de proporcionar ganhos a empresas médicas na ordem de R$ 15 milhões, sejam em recuperação de tributos pagos de maneira errada ou evitando ralos financeiros identificados e estancados a tempo de se tornarem prejudiciais à sustentabilidade e ao crescimento da empresa.
Aceleração
Júlia Lázaro explica que o crescimento da empresa se deu de forma orgânica, através de indicação e educação financeira direcionadas aos médicos. “Ainda há muito mercado pela frente a ser atingido, e que será rapidamente conquistado assim que evoluirmos com nossas formas tecnológicas e incubação estratégica”, comenta.
No Brasil, existem mais de 1,2 milhão de médicos e profissionais da saúde que atuam com um CNPJ e poderiam obter inúmeros benefícios com uma contabilidade voltada para a área médica.
A incubadora atuará como uma aceleradora, levando o patamar da companhia a uma maior escalabilidade e ao alcance de clientes em mais regiões brasileiras. A partir de um processo de mentoria e com um forte networking, era exatamente o passo necessário para a empresa alçar voos mais altos. A meta para 2021 é atingir cerca de 10% do mercado nacional e adicionar mais funcionalidades ao Mitsystem.
“Nosso foco tecnológico é e sempre será desenvolver ferramentas que levem praticidade e que sejam de fácil uso aos médicos na gestão de suas finanças”, conclui a CFO.