Procomex lança Cartilha sobre Processo de Importação de Vacinas

No dia 8 de fevereiro, o Procomex – Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior realiza o lançamento da Cartilha sobre Processo de Importação das Vacinas, com o intuito de detalhar cada etapa da operação para todos os seus intervenientes, garantindo a celeridade do fluxo de importação e liberação de cargas.

A iniciativa do Procomex foi motivada pela importância das vacinas para o combate à Covid-19, que acarretou em mais de 2,2 milhões de óbitos em todo o mundo e no contágio de mais de 103 milhões de pessoas. No Brasil, a campanha de imunização teve início no final de janeiro e a continuidade da imunização está ligada à importação das vacinas e/ou dos insumos necessários à fabricação.

Segundo estudos da International Air Transport Association – IATA, serão necessárias 8 mil aeronaves cargueiras modelo 747 para transportar somente uma dose de vacina para aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Para elaboração da Cartilha, a ser apresentada à imprensa e convidados em um evento virtual, com transmissão a partir das 14h00, pelo Zoom, o Procomex convidou especialistas e representantes dos setores públicos e privados atuantes no processo de importação de vacinas utilizadas no Combate à Covid-19. 172 pessoas estiveram envolvidas na elaboração do material, que durou menos de um mês para sua conclusão.

Seu conteúdo aborda as normas, as regulamentações e os procedimentos dos principais órgãos envolvidos no processo de importação de vacinas, desde os requisitos e o regulatório pertinentes ao embarque e transporte aéreo, passando por toda a regulamentação relacionada à aprovação de autoridade sanitária; até o desembaraço aduaneiro, envolvendo diversos atores na adoção de ações rápidas, seguras e eficazes para prover a liberação das vacinas importadas.

Como as vacinas serão importadas pelo modal aéreo, a Cartilha contempla as operações realizadas por meio dos três principais aeroportos internacionais brasileiros: Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP); e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Ilha do Governador/RJ).


Mais informações: http://www.procomex.org.br/