Hospital Márcio Cunha passará a contar com equipamento PET-CT
O Hospital Márcio Cunha vai ganhar um novo e moderno equipamento que vai possibilitar que pacientes façam o exame de imagem muito utilizado para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. Trata-se do PET-CT, ou tomografia por emissão de pósitrons, que é capaz de identificar, de forma precoce e com muita precisão, lesões malignas que não são detectadas pelos exames convencionais.
O novo equipamento será viabilizado com recursos do Ministério da Saúde por intermédio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo ex-secretário de Saúde de Minas, senador suplente, Alexandre Silveira.
“É muito importante poder contribuir para que o hospital possa disponibilizar esse moderno equipamento para ajudar no tratamento dos pacientes com câncer. Especialmente por saber que os beneficiados não serão somente os moradores de Ipatinga, mas cerca de 1,3 milhão de pessoas de 67 municípios das macrorregiões do Vale do Aço e do Nordeste mineiro”, assinala Alexandre Silveira.
“Os oncologistas com acesso a imagens PET sabem o quanto o método facilita e acelera as decisões clínicas no tratamento e acompanhamento do paciente com câncer”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior, responsável pela administração do Márcio Cunha.
Salvador também destaca que, com o PET, não será mais necessário levar para Belo Horizonte os pacientes que precisam fazer esse exame. “Com a ajuda do senador Rodrigo Pacheco e do ex-secretário Alexandre Silveira, vamos proporcionar aos pacientes de Ipatinga e região o acesso inédito a uma tecnologia de ponta”, acrescenta.