Healthtech receberá aporte de até R$ 9 milhões da KPTL e Interplayers

A KPTL, gestora de fundos de Venture Capital do Brasil, anunciou conjuntamente com a Interplayers, Hub de Negócios da Saúde e Bem-Estar, um investimento que pode alcançar até R$ 9 milhões para a Síntese B2B, plataforma de cotações online especializada em saúde. O aporte será realizado pelo Fundo Criatec 3, que tem entre os principais cotistas o Banco do Nordeste (BNB).

A empresa, sediada em Recife, conta com cerca de 8 mil fornecedores do Brasil e do exterior e atende mais de 400 hospitais e clínicas de todo o País. Trata-se de um marketplace em modelo SaaS (Software as a Service), por assinatura, com cotações eletrônicas para compradores e vendedores.

Segundo Bertrand Gourgue, CEO da Síntese, o aporte permitirá um crescimento em várias maneiras. “Investiremos em tecnologia para o lançamento de novos produtos de gestão de cadeia de suprimentos, mas também para criar novas funcionalidades nas ferramentas que já temos. E também para alcançar uma capilaridade maior Brasil afora, ampliando nosso portfólio a mais hospitais e clínicas e planos de saúde”, detalha o empreendedor francês que vive no Brasil há 24 anos. Além de Gourgue, os diretores Israel Neto (COO) e Jorge Cruz (CTO) completam o board da empresa.

Israel Neto, COO, Jorge Cruz, CTO, e Bertrand Gourgue, CEO: foco em tecnologia e novos produtos.

No primeiro trimestre de 2021, a Síntese lançou a Plataforma de Gestão de OPME, que permite a hospitais e operadoras rastrear e controlar o processo de cotação, autorização e uso das órteses e próteses de cada cirurgia. “O objetivo é ter um equilíbrio entre ter em estoque e não sobrar. Há uma carência de uma ferramenta adaptada para área da saúde e simples de usar”, explica Gourgue.

Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, o que chamou a atenção da gestora foi a solidez do produto e a maturidade do empreendedor. “Existem alguns bons concorrentes da Síntese no mercado, mas a empresa entendeu e conseguiu se diferenciar pela tecnologia. A mentalidade é de inovação e aprimoramento constantes, então só podemos acreditar que a empresa não deve parar de crescer”, afirma Ramalho.

Arnaldo Sá Filho, Fundador da Interplayers, co-investidora na rodada, explica que busca soluções para ampliar o atendimento de pacientes, indústrias, farmácias, hospitais e clínicas. “Identificamos na Síntese um alinhamento com os valores de seus dirigentes e sinergia com as ações. Sua linha de produtos vem valorizar nosso portfólio e atender o propósito de melhorar o acesso à saúde e bem-estar”, detalha Sá Filho.