58% dos farmacêuticos se autodeclaram sedentários

Entre os principais agentes de saúde responsáveis pela promoção de saúde e bem-estar entre a população, balconistas e farmacêuticos também necessitam de cuidado com sua própria saúde, principalmente com relação a dores ocasionadas pelo sedentarismo. É o que alerta a pesquisa feita pela Neo Química com 200 balconistas e farmacêuticos, que mostra as principais dores sentidas por esses profissionais, e revela que 58% deles se declaram sedentários. Segundo a OMS, 47% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física, sendo o Brasil o líder em sedentarismo na América Latina.

Entre as principais queixas apontadas no estudo estão dores nas pernas, costas, lombar e ombros. As causas, além do sedentarismo, estão ligadas à atuação profissional, como ficar em pé no balcão, realizar movimentos constantes de levantamento e agachamento para limpar e arrumar prateleiras e carregar peso, como caixas de medicamentos e outros produtos.

Para conscientizar balconistas e farmacêuticos sobre a importância de se movimentar e ser um agente de combate ao sedentarismo em sua região, a Neo Química lança hoje, 10 de março, Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, a campanha @30DiasDeMovimento. Durante a campanha, com duração de um mês, os participantes serão convidados a postar fotos nas redes sociais praticando atividades físicas de qualquer modalidade e marcando o perfil @30DiasDeMovimento. Quanto mais fotos forem postadas, mais pontos serão acumulados e maiores serão as chances dos participantes de ganharem prêmios semanais e a grande premiação da campanha: 1 ano de Gympass ou R﹩ 1.000,00 em voucher para ser utilizado em produtos da Decathlon. A Campanha conta também com a assinatura “O que nos move é mover você”, demonstrando a importância do movimento para os farmacêuticos e balconistas.

Além disso, o portal Neo Pharma – plataforma exclusiva para balconistas e farmacêuticos da Neo Química – apresentará conteúdos sobre sedentarismo e promoção de saúde e bem-estar. A visualização dos conteúdos também contará pontos na competição.