Afya Educacional compra Cliquefarma por R$ 19 milhões
A Afya Educacional, grupo de educação médica, anunciou a aquisição da Cliquefarma, site voltado para o consumidor final especializado na comparação de preços de medicamentos e outros produtos de saúde. O valor da aquisição foi de R$ 19 milhões, dos quais 15,8% serão pagos em ações da Afya e 84,2% em dinheiro, na data de fechamento da compra. Em 2020, o site experimentou um crescimento em relação ao ano anterior de 52,9%. Foram 16,8 milhões de visitantes únicos no ano.
Atualmente, a plataforma tem mais de 5 mil farmácias que auxiliam, mensalmente, 1,7 milhão de consumidores a encontrar os melhores preços de medicamentos e outros produtos de saúde, beleza e higiene pessoal. Em 2020, a empresa foi responsável por R$ 43,2 milhões em transações nos sites das farmácias e drogarias parceiras.
“A Cliquefarma chega à Afya para agregar à nossa estratégia digital, auxiliando médicos e pacientes a encontrar os melhores preços de medicamentos. Essa aquisição irá complementar o ferramental de serviços digitais que estamos oferecendo aos médicos, especialmente no pilar de prescrição digital, o que dá a esses profissionais mais flexibilidade, agilidade, eficiência e qualidade nas atividades de seu dia a dia”, ressalta Virgílio Gibbon, CEO da Afya Educacional.
A Cliquefarma é a sexta aquisição da Afya no segmento de serviços digitais. Em julho, a PEBMED marcou a entrada da Afya nesse ecossistema. Plataforma tecnológica de auxílio à tomada de decisões clínicas, a PEBMED é proprietária do Whitebook, há cinco anos no Top 10 dos apps de maior receita gerada no Brasil. Em novembro o grupo comprou a Medphone, que complementa a oferta da PEBMED de suporte à decisão clínica; e, em janeiro, foi concluída a aquisição da iClinic, que é a líder em oferta de prontuário médico eletrônico e de ferramentas de gestão na nuvem para consultórios e clínicas. Em março, foi a vez da Medicinae, fintech do segmento de saúde, que permite o controle do fluxo de caixa do consultório e dos recebíveis em uma única plataforma, se juntar à Afya. Recentemente, foi comunicado ao mercado a aquisição da Medical Harbour, especializada em virtualização de imagens de anatomia e radiologia.
“Entendemos que a carreira médica está em um processo crítico de transformação digital e, nós da Afya, estamos avançando rapidamente em nossa estratégia de serviços digitais, agregando plataformas que oferecem ainda mais facilidade para o dia a dia dos médicos. Com essas aquisições, estamos reunindo talentos que pensam em saúde com tecnologia e com soluções inovadoras para ajudar a rotina de seus pares. Estamos reunindo experts em um grande time da Afya Digital para oferecer serviços ainda mais relevantes para os médicos de todo o país”, completa Gibbon.