Vox Me investe R$ 1 milhão em serviço de emergência por voz
A startup Vox Me investiu mais de R$ 1 milhão para o desenvolvimento de um serviço inédito de acionamento de emergência que pode ser acessado 100% por voz. A plataforma, que opera em cloud computing, já está disponível no mercado brasileiro e pode ser comercializada tanto ao consumidor final (B2C), como por empresas (B2B). A expectativa da empresa é atingir, no primeiro ano, 120 mil usuários e um faturamento de R$ 4 milhões. Já nos próximos cinco anos, com a expansão da base de clientes, a expectativa é alcançar 1,4 milhão de usuários e R$ 100 milhões em receita.
De acordo com o CEO da Vox Me, Bruno Musa, o processo de criação da plataforma levou cerca de um ano para ser concretizado e 15 profissionais estiveram envolvidos no projeto. “Além dos smartphones, que são mais de 200 milhões somente no Brasil, estamos inseridos em um mercado em expansão exponencial de 155% ao ano nos últimos cinco anos, com 1,5 bilhão de smart speakers, tablets e wearables que possuem assistentes virtuais, como o Google Assistente, por exemplo. Estes dispositivos já estão habilitados para a Vox Me, sem necessidade de configuração adicional ou download de aplicativos”, esclarece.
Segundo Musa, a ideia de criar um serviço de acionamento por voz veio da forma natural de pedir socorro, estabelecer pontes e dar comandos: a voz. “No final das contas, todos nós queremos falar e sermos ouvidos, pedir socorro e sermos socorridos, chamar e sermos atendidos. Daí surgiu o nosso propósito de utilizar a tecnologia de inteligência artificial para facilitar a vida das pessoas”, relata.
O serviço está disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e italiano.
COMO FUNCIONA
Assim que o usuário diz “Ok Google, falar com Vox Me” no aparelho escolhido, via Google Assistente, o sistema liga automaticamente para os contatos cadastrados e informa a localização do solicitante em tempo real para aquele que aceitar o pedido de ajuda. As ligações não utilizam linha telefônica e são realizadas por meio de computação em nuvem, ou seja, sem qualquer custo adicional, o que permite o acionamento de contatos em qualquer lugar do mundo, de forma automática.
Quando o contato cadastrado atender à ligação, deverá confirmar que irá prestar a assistência pressionando a tecla 2 ou informando que não poderá ajudar naquele momento, pressionando a tecla 5. Caso um contato não possa ajudar, a solução chama automaticamente todos os demais, por ordem de prioridade. Assim que alguém confirmar a assistência, um SMS é enviado com o endereço de quem solicitou ajuda, e o assistido também é imediatamente notificado.
Em casos de emergência onde a pessoa esteja impedida de utilizar a voz ou em uma situação de perigo que exige mais discrição, a Vox Me também disponibiliza seu aplicativo que funciona como um botão de pânico virtual, onde com apenas um toque, o pedido de ajuda é disparado em questão de segundos. Pedindo pelo App, o contato também tem acesso a um mapa com a atualização de quem pediu socorro em tempo real.