Colabore com o Futuro lança projeto para apoiar planos de governo para Saúde
Nas Eleições 2022, cada candidato a presidente ou a governador irá apresentar um plano de governo com as principais ideias para as áreas de administração, como Economia, Educação, Transporte, Saúde. Já para os cargos legislativos, essas propostas não são obrigatórias, mas elas são recomendadas e muitos senadores e deputados utilizam essa ferramenta como forma de mostrar suas ideias para a sociedade. Para os eleitores, uma das formas de escolher em quem votar é avaliar essas propostas. “Votar a cada dois anos, porém, não é suficiente para exercer a cidadania”, afirma Carolina Cohen, uma das fundadoras da Colabore com o Futuro, negócio social que mobiliza pessoas, empresas e governo em torno de causas para um Brasil mais justo e igualitário. “Por isso, queremos propor que o cidadão também ajude os candidatos na criação dos planos de governo para a Saúde”, completa.
Assim, Carolina e as duas sócias da Colabore com o Futuro criaram o projeto “Voto pela Saúde”, com a proposta de uma construção colaborativa dos planos de governo. Cada cidadão, por meio de um formulário on-line, poderá enviar sugestões do que deve ser trabalhado pelos governos na área da saúde nos próximos anos. Os interessados podem dar a sua opinião de acordo com o que percebem de necessidade em seu município, estado ou no país.
“Vamos organizar cada uma das sugestões enviadas em um documento geral, que será entregue aos partidos e seus candidatos até julho de 2022”, explica Carolina. “Pretendemos desenvolver uma experiência inovadora, para estimular uma participação mais ativa na construção da política em nosso país. Também queremos mostrar aos políticos que conhecemos os processos e que os cidadãos estão atentos e de olho nas promessas de campanha”, afirma.
O formulário contempla questões como estrutura do sistema, gestão e financiamento, planejamento, acesso, ciência e tecnologia, redes de atenção à saúde e outras etapas do processo que englobam o atendimento à população.
Para preencher o formulário e deixar a opinião sobre o que deve ser trabalhado pelos tomadores de decisão na área da saúde nos próximos anos, basta acessar o portal www.votopelasaude.com