ToLife inova com solução para Pronto Atendimento
Fundada há dez anos em Belo Horizonte (MG), a ToLife nasceu com o propósito de melhorar a gestão hospitalar e incrementar a qualidade no atendimento dos pacientes. Para tanto, ela desenvolveu equipamentos e vários softwares que foram patenteados no Brasil e em vários países.
Hoje, a empresa fornece uma solução completa de classificação de risco e gestão de fluxo dos pacientes, que já impactou a vida de mais de 100 milhões de pessoas e possibilitou a otimização do orçamento e/ou recursos humanos de mais de 150 hospitais no Brasil. Em pesquisa realizada pela revista Medicina S/A, a ToLife foi eleita uma das 50 empresas mais inovadoras da saúde de 2019.
A plataforma integrada é composta por equipamentos (Trius, desenvolvido pela ToLife, e medidores clínicos), softwares (automação da classificação, gestão de informações e auditoria), protocolos de atendimento certificados (Manchester, pediátrico, obstétrico e parametrizado pelo hospital), serviços (consultoria, auditoria, treinamento, suporte e manutenção) e pelo fornecimento de insumos, permitindo o início imediato, sem despesas com gestão e implantação de equipe, possibilitando otimização de pessoal e imediata redução de custos.
A solução se adequa às necessidades do serviço de saúde, melhorando o acesso e a satisfação dos usuários e trazendo segurança e agilidade graças ao uso de protocolos de classificação de risco auditados e validados com amparo legal. Além disso, ela possibilita reestruturar as práticas assistenciais, estabelecendo mudanças na forma e gerando um atendimento mais resolutivo e humanizado.
O presidente da ToLife, Leonardo Lopes, enfatiza: “Estamos alinhados com a Era Digital que vivemos. Desenvolvemos e continuamos desenvolvendo tecnologia para oferecer produtos que fornecem os benefícios da automatização de processos (IA), da gestão e do controle remotos (IoT) e da geração de insights para melhores decisões (BigData), tudo isso em múltiplas plataformas, permitindo a mobilidade.”
Inovação e Parceria
O Instituto de Saúde e Cidadania – ISAC, uma das mais renomadas Organizações Sociais do Brasil, recorreu à ToLife para trazer uma transformação digital do seu fluxo de atendimento de pacientes nas unidades que possuem Urgência e Emergência. O objetivo era adquirir uma solução que suportasse o alto volume de pessoas e, ao mesmo tempo, trazer agilidade e segurança aos pacientes. O Instituto administra unidades públicas em diferentes regiões do país, realizando o atendimento de, em média, 2 mil pessoas por dia.
A parceria ISAC & ToLife possibilitou o aumento da satisfação dos pacientes e trouxe agilidade ao processo, diminuindo o tempo de espera de atendimento. A solução oferece vários relatórios para tomada de decisão e identificação de gargalos operacionais, o que permite apontar vários pontos de atenção dentro do processo de atendimento e, assim, suportar completamente um volume médio de quase dois mil pacientes por dia.
Atualmente, nas unidades do ISAC, o tempo de duração da classificação de risco realizada pelo enfermeiro passou de 8 para menos de 2 minutos por paciente. Algumas unidades do instituto mantinham dois acolhimentos por turno para realizar o atendimento de 300 pacientes por dia. Com a implantação da Solução ToLife, foi possível manter apenas uma sala para triagem, permitindo uma redução de mais de 20 mil reais mensais por unidade, mas sem qualquer prejuízo à qualidade do atendimento.