Tecnologia busca dar mais segurança aos idosos
A AT&T, tradicional empresa da área de telecomunicações, associou-se ao fabricante de sensores médicos Cherish Health para criar um equipamento que afirma ser o primeiro capaz de detectar condições de emergência e monitorar pessoas que correm o risco de quedas, especialmente idosos.
O equipamento pode monitorar todo o interior de uma residência, “enxergando” até mesmo através das paredes. Batizado Cherish Serenity, usa tecnologias de celular, radar e inteligência artificial para acompanhar a posição do corpo e movimentos da pessoa monitorada, sem necessidade de câmeras ou dispositivos vestíveis, como relógios, braceletes ou similares.
O equipamento foi projetado para ajudar idosos a viverem de forma mais independente, mantendo um pouco de sua privacidade.
Dados do US Census Bureau mostram que pessoas com mais de 65 anos, as mais suscetíveis a quedas com graves consequências, são o segmento da população de crescimento mais rápido, o que pode levar a maiores desafios para a sociedade, familiares e amigos que cuidam de sua segurança em casa.
Aqui no Brasil o problema de quedas de idosos também é grave: a cidade de São Paulo registrou aumento de 35% no número de notificações de quedas acidentais de pessoas com mais de 60 anos de idade em 2022 – houve 13.075 notificações de quedas nessa população.
Sumit Nagpal, fundador e CEO da Cherish, diz que a plataforma Cherish Serenity é uma “ferramenta totalmente nova de segurança doméstica e recursos de monitoramento de saúde, que não compromete a privacidade e a dignidade das pessoas, sem exigir mudanças em suas rotinas”.
O equipamento, plug-and-play, começa a funcionar a partir do momento em que é conectado a uma fonte de alimentação, evitando que pessoas mais velhas e menos experientes em tecnologia precisem fazer qualquer configuração. Também não precisa ser recarregado como a maioria dos dispositivos de rastreamento vestíveis; seu aspecto é bastante discreto, assemelhando-se a um alto-falante de pequeno porte.
Além de emitir alarmes através da rede de telefonia celular da AT&T, pode também ser conectado à rede de primeiros socorros FirstNet, que a AT&T ajudou a desenvolver.
Em um primeiro momento, o Cherish Serenity estará disponível para clientes corporativos, como residências para idosos, clínicas e hospitais; mais tarde também poderá ser adquirido por particulares.
*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.