Santa Joana firma parceria com escola internacional com sede em Firenze
O Grupo Santa Joana, um dos principais conglomerados de maternidades da América Latina – que conta com os hospitais e maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria – acaba de firmar parceria com a Preis School, escola europeia e internacional, com sede em Firenze (Itália) e representada em 58 nações, dedicada a criar experiências educacionais de alta qualidade por meio de cursos, workshops e seminários nas esferas médica, biológica, psicológica, antropológica, demográfica e epidemiológica. A escola Preis é inspirada nos valores da cultura científica e da ética cujo objetivo é promover os ideais fundamentais da saúde da mulher e da criança em toda a jornada: períodos pré-concepcional, reprodutivo, de saúde materno-infantil e idade pós-reprodutiva.
Por meio do fundador da Preis School, Gian Carlo Di Renzo, o Grupo Santa Joana foi convidado para fazer parte do board científico da instituição italiana junto aos maiores especialistas do mundo, sendo que a união prevê a atuação em três principais pilares: treinamentos para promover troca de conhecimento e experiências entre as instituições por meio de intercâmbio de profissionais; publicações científicas com foco na realização de trabalhos multicêntricos; e realização de eventos, como a 10ª edição do Birth – Congresso Mundial de Medicina Obstétrica, um dos principais eventos que discute a assistência materno-infantil relacionada ao parto e que em 2025 será sediado no Brasil.
“Ao sermos convidados pelo próprio fundador da Preis para fazermos parte do board científico da escola, tendo nossos especialistas para representar o Santa Joana e o Brasil junto a uma instituição de referência internacional, ficamos muito orgulhosos. Essa parceria vem ao encontro do DNA do Grupo Santa Joana que é promover o mais alto padrão de qualidade para a saúde do binômio mãe-bebê, tendo como foco a educação e o treinamento”, destaca Eduardo Cordioli, diretor Técnico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.
Vale ressaltar que o foco da Preis ao reunir diversos países é promover o crescimento intelectual e o desenvolvimento profissional, preparando seus alunos para se tornarem líderes em seus respectivos domínios. No Brasil, por meio do Grupo Santa Joana, que é uma instituição referência no cuidado com a saúde da mulher, gestante e neonato e que também atua com o compromisso com a excelência na educação, a oportunidade é que médicos do corpo clínico da instituição brasileira, bem como os alunos da pós-graduação da Faculdade Santa Joana tenham a oportunidade de aprender com uma escola internacional e, ainda, levem seus conhecimentos e expertise em casos clínicos para especialistas de todo o mundo.
“Esse acordo com a Preis School nos dá a oportunidade de contribuir com diversos projetos colaborativos de educação para o avanço do conhecimento na área da saúde materna e infantil. Também, um dos frutos é a coparceria do Grupo Santa Joana como comissão organizadora local do Birth 2025”, completa Cordioli. O Congresso anual reúne os maiores especialistas em obstetrícia focada em assistência ao parto e, neste ano, será realizado de 4 a 6 de dezembro, em São Paulo (SP). A última edição do Congresso foi realizada em Istambul, na Turquia, e contou com a presença de 25 renomados especialistas internacionais que rodam o mundo ao apresentarem o que há de mais moderno em assistência ao parto e periparto para aproximadamente mil participantes vindos de diferentes países.
Santa Joana na Glown (Global Women’s Medicine)
Outra novidade do Grupo Santa Joana – que tem mais de 75 anos de experiência no cuidado com a saúde da mulher, gestante e neonato, com excelentes resultados, mais de 700 mil partos realizados ao longo dos anos e com taxa de mortalidade materna de 4 para cada 100 mil partos, uma das menores do mundo – é o convite para participar com a divulgação de seus conteúdos e compartilhar seus conhecimentos na Glown (Global Women’s Medicine), plataforma educacional gratuita da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia) na qual as instituições participantes disponibilizam seus trabalhos científicos. O conteúdo da plataforma tem como objetivo promover educação de uma maneira global e ajudar, por exemplo, os profissionais da área médica que atuam em países como Afeganistão, Bangladesh, Etiópia, Índia, entre outros