Hospital Icaraí adota plataforma para triagem de pacientes
O Hospital Icaraí, de Niterói, implantou a plataforma Digital Laura, tecnologia para instruir e guiar pacientes como a primeira forma de triagem. Como os cuidados ainda devem permanecer durante esse tempo de enfrentamento ao novo coronavírus, a possibilidade de atendimento a distância com resultados confiáveis é outro ponto a favor da ferramenta baseada em inteligência artificial. Planejada para responder com base nas observações médicas, a ferramenta se apoia em padrões de sintomas marcados de forma simples e intuitiva pelo paciente, pode recomendar ou não o atendimento presencial na unidade de saúde.
“A finalidade da implantação dessa alta tecnologia no HI é auxiliar e otimizar o trabalho dos profissionais do hospital, a fim de oferecer um serviço cada vez mais qualitativo, eficiente e em um período adequado, visando sempre ao principal objetivo da Casa, que é o de salvar vidas”, afirma Biagio Ganino, diretor-médico do Hospital Icaraí.
As respostas dadas pela interface do Pronto Atendimento Digital são diretas. Para ser atendido, o paciente que entrar no site do Hospital Icaraí precisará fornecer apenas nome, contato e o CPF, assim o sistema fará o registro e acompanhamento do usuário do serviço. Depois, o paciente responde a perguntas sobre quais as condições de saúde e sintomas perceptíveis, como temperatura alta, dores de cabeça e no resto do corpo, enjoos e outros.
Ao fim do questionário, a Robô Laura sinaliza por meio de cores (verde, amarelo ou vermelho) e mensagens qual é o procedimento para cada paciente, de acordo com a situação individual aparente, informando o passo a passo. As informações são mostradas ao paciente e vão direto para o sistema do hospital, que fará o acompanhamento. Assim, o Hospital Icaraí é capaz de direcionar o paciente para um monitoramento remoto ou atendimento presencial.