Projeto oferece solução gratuita para combate ao câncer de mama
Plataforma gratuita para prevenção e combate ao câncer de mama, da Tília Saúde Digital, é utilizada no Projeto Saúde da Mulher, fruto de uma parceria entre Federassantas, Roche Brasil e techtools health, com o apoio da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicos (CMB).
Ao baixar a Tília Saúde Digital, disponível para as pacientes via celular (Android e iOS), a mulher efetua seu cadastro e responde a um questionário elaborado por profissionais da saúde com base em evidências científicas e nos protocolos do Ministério da Saúde. Feito isso, uma camada de inteligência artificial é aplicada para verificar o risco da paciente para a doença e encaminhar seu caso a um clínico, que então a direciona para consulta ou exame, conforme a necessidade. A plataforma também dá dicas de prevenção e de reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde, com foco nos fatores de riscos modificáveis para o câncer de mama, como tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool, entre outros.
A Tília tem o objetivo de digitalizar a linha de cuidado completa do câncer de mama de mulheres entre 50 e 69 anos, da macrorregião do extremo sul de Minas Gerais. O projeto foi concebido para engajar 25 hospitais, numa região de 53 municípios, com 985 mil habitantes e público-alvo de 117.641 mulheres. A implantação em primeira etapa ocorre na Microrregião de Pouso Alegre.
Por meio do app, é possível agendar consultas, solicitar atestados, armazenar e encaminhar resultados de exames, acessar prescrições digitais, receber monitoramento pós-consulta, bem como avaliar a plataforma e os atendimentos, entre outras funcionalidades. Já o agendamento de exames deverá ser realizado diretamente nas instituições de saúde contempladas pelo projeto, que nesta primeira etapa está concentrado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre.
A empresa também será utilizada por gestores do sistema de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor, para digitalizar toda a jornada dessas mulheres e pacientes, no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo informações que viabilizem a busca ativa, de forma a evitar atrasos e faltas nos atendimentos.