Hospital Oswaldo Cruz e TriNetX fecham parceria para acelerar pesquisas clínicas

Kenneth Almeida, do Oswaldo Cruz

O surgimento do novo coronavírus em 2020 ressaltou a urgência e a importância da pesquisa clínica em escala global. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz se juntou à rede TriNetX para contribuir com a aceleração da pesquisa clínica e encontrar um caminho para os melhores resultados para seus pacientes. Além disso, por meio do Centro de Inovação e Educação em Saúde, a instituição ajudará a impulsionar a expansão futura da rede TriNetX por meio de seu relacionamento com outras organizações de saúde com o objetivo de desenvolver o maior cluster de dados para pesquisa clínica no Brasil e na América Latina.

A rede e plataforma TriNetX permitem que instituições de saúde, indústrias farmacêuticas e organizações de pesquisa (CROs) colaborem utilizando dados do mundo real (RWD) para otimizar protocolos e viabilidade de pesquisa, identificação de sites, recrutamento de pacientes e potencializar a descoberta de novos tratamentos por meio da utilização de Real-World-Evidence (RWE).

“Esta é uma iniciativa estratégica que contribui com nossos objetivos de inovação, pesquisa e educação no Hospital Alemão Oswaldo Cruz”, disse Kenneth Almeida, Diretor Executivo de Inovação, Pesquisa e Educação do hospital

“Em 2020, nossos pesquisadores publicaram 163 estudos em revistas científicas. Estamos entusiasmados em ampliar nossos recursos de pesquisa para publicar no futuro, e em colaboração com outras grandes instituições na rede TriNetX”.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz está agora entre os principais líderes de ativos de dados de pesquisa do setor na América Latina e em todo o mundo. Os dados disponíveis na plataforma TriNetX são completamente anonimizados e a TriNetX emprega medidas robustas de privacidade e segurança em conformidade com os regulamentos específicos de cada país e região, incluindo LGPD, HIPAA e GDPR.

“Nestes tempos sem precedentes, enquanto a comunidade médica e de pesquisa global trabalha para gerenciar a nova pandemia de coronavírus, é essencial ter o apoio de um banco de dados clínicos e epidemiológicos que é continuamente atualizado e disponível para médicos no Brasil e na América Latina para realizar pesquisas”, disse Kenneth Almeida.

“Estamos muito satisfeitos em receber o Hospital Alemão Oswaldo Cruz na rede TriNetX”, disse Steve Lethbridge, Vice-presidente Sênior de Redes de Dados Globais da TriNetX. “Estamos ansiosos para apoiar os esforços do Oswaldo Cruz para aumentar suas capacidades de pesquisas iniciadas pelos investigadores e com oportunidades de colaborar com outras grandes instituições e patrocinadores da indústria.”