Especialização em Medicina do Esporte terá início em março de 2020
A Especialização em Medicina do Esporte é uma iniciativa do Brazilian Health Innovation Institute em parceria com a UNICID, o Instituto Vita, com apoio da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, sob coordenação dos médicos do esporte do Time Brasil Dr. Mateus Saito, médico da Confederação Brasileira de Judô e Dr. Warlindo Neto, ex-coordenador Médico do Atletismo Olímpico.
Serão abordadas as principais temáticas da medicina esportiva com equipes multidisciplinares compostas por médicos, preparadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas atuantes nas mais diversas esferas do esporte profissional.
Durante o módulos, os alunos vivenciarão temas sobre cardiologia, ortopedia, pneumologia, reumatologia, nutrição esportiva, fisioterapia e outras áreas correlatas ao apoio à fisiologia dos atletas e à medicina esportiva com expertise do Instituto Vita, grupo de reabilitação ortopédica com enfoque em prevenção e tratamento de lesões.
A especialização é voltada tanto para médicos especialistas de diferentes áreas, quanto para médicos que gostariam de fazer da medicina esportiva sua especialização principal.
Para os profissionais que desejam obter do Título de Especialista em Medicina Esportiva (TEME), a Especialização em Medicina do Esporte também auxilia nesta finalidade, após o cumprimento dos pré-requisitos exigidos pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
A duração será de 10 meses, com a carga horária total de 306 horas divididas em 13 módulos de dois dias cada e um módulo prático/estágio exercido em campo de prática, com carga horária distribuída ao longo do curso, com agenda livre e individual. A obtenção dos certificados (validados pelo MEC) ocorre mediante a participação ativa nas aulas e procedimentos, frequência mínima de 75%, prova e trabalho de conclusão de curso.