Lucro Líquido da Pague Menos alcança R$ 37,3 milhões no 3T22

A Pague Menos, rede do varejo farmacêutico com presença em 382 municípios brasileiros, divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2022. Entre julho e setembro de 2022, a Pague Menos Standalone registrou lucro líquido de R$ 37,3 milhões, alta de 4,9% em relação ao desempenho nos mesmos meses de 2021. O EBITDA ajustado atingiu R$ 195 milhões no terceiro trimestre, avanço de 21,5% sobre igual trimestre de 2021. A margem EBITDA ajustada fechou o período em 8,6%, crescendo 0,7p.p. em relação aos meses entre julho e setembro do ano anterior.

“Após um período de pressão de margens, em um contexto de rompimento da inércia de abertura de lojas e descasamentos inflacionários, o 3T22 marca um ponto de inflexão na trajetória de rentabilidade, que volta a combinar tendência de crescimento de topline com incremento de margens”, afirma Luiz Novais, vice-presidente financeiro, de RI e M&A da Pague Menos.

Com 1.210 lojas, a companhia apresentou crescimento de 11,6% nas vendas, para R$ 2,279 bilhões. No 3T22, os negócios envolvendo os testes de Covid-19 impactaram negativamente o resultado. Excluindo este item, o crescimento foi de 8,4%. Com os testes, o avanço foi de 7,2%. Considerando os resultados consolidados, com os dados da Extrafarma, rede adquirida em 1º de agosto de 2022, a receita bruta foi de R$ 2,653 bilhões, alta de 29,9%.

A venda média mensal por loja da Pague Menos Standalone cresceu 3,5%, para R$ 632 mil impactado pela inauguração de mais de 100 lojas no período. Excluindo as lojas novas, a venda média mensal por loja da Pague Menos teve alta de 6,6%, atingindo R$ 666 mil. Na bandeira Extrafarma, o crescimento foi de 17,1%. Segundo o executivo financeiro da companhia, o resultado é muito promissor, pois a maioria das alavancas de incremento de vendas previstas no plano de integração ainda não foram implementadas.

Assim como observado no trimestre anterior, o desempenho de vendas no 3T22 variou consideravelmente entre regiões do país, em decorrência do surto de síndromes respiratórias relacionado ao inverno nas regiões mais frias. Considerando o portfólio de lojas maduras Pague Menos, a companhia registrou, no 3T22, crescimento das vendas ex-testes de Covid de 6,8% de lojas localizadas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto unidades instaladas nas regiões Sul e Sudeste tiveram expansão de 15,8% nas vendas.

Segundo Novais, o crescimento em ambas as bandeiras foi resultado da saudável combinação de aumento na base de lojas e de ticket médio. O volume de atendimentos na Pague Menos, por exemplo, teve alta de 7,4%, para R$ 29,4 milhões. Ao final de setembro de 2022, a companhia registrava 18,5 milhões de clientes ativos, expansão de 24,2% sobre o 3T21. Já o ticket médio aumentou 3,9%, passando para R$ 77,49. Na Extrafarma, o ticket médio foi 8,7%.

Canais digitais

A participação dos canais digitais nas vendas da Pague Menos saltou de 8,5% para 11% no período. As transações pela plataforma ominichannel somaram R$ 251,6 milhões. A plataforma envolve televendas, e-commerce, App, SuperApps e prateleira infinita, sendo o e-commerce responsável por 54% dos negócios. Considerando também as vendas da Extrafarma a partir de agosto, as transações omnichannel alcançaram o patamar de R$ 263,4 milhões no trimestre, uma expansão de 52%, ante os R$ 173 milhões em igual período de 2021.

De acordo com Renato Camargo, vice-presidente de marketing e relacionamento com o cliente da Pague Menos, o bom desempenho das vendas digitais é resultado da melhoria no nível de serviço e de satisfação de clientes. Na plataforma do ReclameAqui, Pague Menos está entre as melhores avaliações entre os players do varejo farma, com nota de 8,5. O app Pague Menos, que acumula mais de 1,5 milhão de downloads desde seu lançamento, no 4T21, sustenta boas notas nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store. “Consideramos estratégico o avanço da omnicanalidade em nossos negócios. Observamos evidentes vantagens nos economics de clientes omnichannel, com maior gasto médio e grau de fidelização, se traduzindo em um aumento de LTV (lifetime value)”.

Entre as categorias de produtos vendidos nas duas bandeiras, o destaque é a de Medicamentos Genéricos, que alcançou 10,8% das vendas totais na Pague Menos e 13% na Extrafarma no terceiro trimestre. A Pague Menos registrou aumento de 25,2% nas vendas dos itens dessa divisão no período, desempenho acima da média de crescimento do mercado. “Essa categoria é estratégica para a Pague Menos pelo fato de a companhia ter como foco o cliente de classes populares”, diz Novais.

Os produtos de marcas próprias também vêm avançando na rede. Em 30 de setembro de 2022, esses itens representavam 6,6% das vendas, ante 6,3% em igual período de 2021. As transações envolvendo esses artigos somaram R$ 150,3 milhões, um incremento de 17,6% no terceiro trimestre.

Com a conclusão da aquisição da Extrafarma, a Pague Menos consolida a liderança nas regiões Norte e Nordeste, elevando a participação em 28,9%, para 18,9% no mercado, considerando Pague Menos e Extrafarma. No Nordeste, o share das duas bandeiras juntas é de 19,4%. Na região Norte, as duas detém 15,7% do mercado.

Agora, a companhia segue para consolidar-se como o principal Hub de Saúde da classe média expandida brasileira. Já alcançou 36 mil vidas ativas em seu programa Sempre Bem Saúde desde o seu início em maio de 2022. O projeto consiste na adesão a um plano de assinatura em que a pessoa pode realizar consultas online e diversos serviços de saúde nas unidades da rede, como testes laboratoriais remotos, aplicação de vacinas e acompanhamento de patologias crônicas. O número de consultórios farmacêuticos, que no fim de setembro era de 1.004, nas lojas das duas bandeiras, também deve ser expandido. “Dessa forma, a rede se fortalece como um dos principais players no ecossistema de saúde brasileiro”, afirma Novais.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.