InRad testa aplicativo de geolocalização em complexo hospitalar
Percorrer e navegar no maior complexo hospitalar da América Latina pode ser um desafio para muitos pacientes devido à falta de orientação ou conhecimento dentro e fora dos institutos, situação que gera alguns danos, desde o atraso e cancelamento de consultas, como também o tempo e esforço dos colaboradores para orientar os pacientes durante a visita no hospital. Cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e, em média, a cada 10 minutos, 5 pessoas pedem informação sobre a localização de um prédio, andar ou consultório.
Em busca de superar essas dificuldades e facilitar o deslocamento de pessoas, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad – HCFMUSP) está testando um aplicativo de geolocalização, desenvolvido pela startup Ciclix, que entrega o trajeto completo ao paciente: desde os pontos de transporte público mais próximos do hospital e a indicação da porta de entrada, até o local exato do procedimento no instituto.
Assim que o paciente do InRad recebe a confirmação prévia do exame via Whatsapp, é enviada a divulgação deste novo serviço de navegação. O paciente pode acessar o aplicativo desde sua casa, acompanhar as informações do exame e se programar para um percurso mais seguro e confortável.
O app permite o acesso ao paciente e seu acompanhante com um QR Code, pela catraca de entrada do prédio do hospital, direcionando ao local do exame sem pontos de parada em filas desnecessárias e evitando as chances de atraso.
Os testes com o aplicativo começaram em fevereiro, entre pacientes com exames de tomografia agendados no InRad, e devem encerrar em março deste ano. A expectativa é responder se o uso da ferramenta auxiliou na jornada e gerou maior autonomia, confiança no deslocamento e se também amenizou o tempo que os colaboradores levam para passar orientações.
A iniciativa faz parte do programa In.pulse do InovaHC, apoiado pela Cisco, e que está na 2ª edição no InRad. O In.pulse do InovaHC é um programa de aceleração, que visa apoiar o desenvolvimento de soluções voltadas paras as principais dificuldades na área da saúde, com o objetivo de ajudar e impulsionar soluções no mercado.