HU-UFSC implementa ferramenta de gestão de pesquisas on-line

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) implementou uma ferramenta de gestão dos estudos desenvolvidos no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF), que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), automatizando o processo de cadastramento das pesquisas desenvolvidas e permitindo que o pesquisador realize a solicitação e o acompanhamento do processo on-line.

O chefe do setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica da GEP no HU-UFSC, Maico Oliveira Buss, explica que todo o processo de cadastro da pesquisa, passando pela carta de anuência, pela validação do comitê de ética e demais passos já eram efetuados de forma coordenada, mas agora estão sendo gerenciados de forma digital. Na prática, um pesquisador de qualquer lugar do Brasil, no âmbito da Ebserh, pode fazer o cadastro em qualquer HU de seu interesse a acompanhar todo o processo pelo sistema.

A chefe da Unidade de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Nayala Lírio Gomes Gazola, lembra que ao acessar a plataforma, o pesquisador deverá selecionar o hospital onde realizará sua pesquisa, preencher o cadastro com os seus dados profissionais e, em seguida, cadastrar o seu projeto. Após a conclusão deste procedimento, o projeto será analisado pela GEP e pela unidade organizacional onde será executado. Após esse processo, o próprio sistema irá gerar automaticamente uma carta de anuência que será assinada eletronicamente pelo Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, e o pesquisador poderá acompanhar todo o processo.

“São por iniciativas como esta que a Ebserh reafirma seu compromisso com a valorização da pesquisa em seus hospitais. A transparência e a facilitação dos processos meio, tendem a permitir que os pesquisadores tenham mais tempo para dedicar a elaboração e execução de sua atividade fim, visando garantir o avanço da ciência e da assistência em saúde por meio da ciência”, conclui Maico Buss.