Hospital Nossa Senhora das Neves recebe selo Qmentum
O Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN) recebeu a primeira certificação internacional para um hospital na Paraíba. A instituição foi acreditada internacionalmente pelo Accreditation Canada International (ACI), no Programa QMENTUM. Com a conquista do selo QMENTUM, a expectativa da equipe do HNSN é que a acreditação estimule o aumento do nível de qualidade da saúde no Estado.
Gerente de qualidade e gestão do HNSN, Vanessa Moreira ressaltou que uma das vantagens da acreditação é o estímulo de todos os que trabalham na instituição em manter o nível de excelência. “Essa dedicação gera credibilidade por toda comunidade regional e faz a Paraíba se tornar referência nacional de qualidade, uma das metas do HNSN”, destaca a gerente.
A Acreditação Hospitalar é uma certificação de Qualidade exclusiva para instituições de saúde e o IQG é a maior acreditadora na área da saúde da América Latina, sendo o único no Brasil com essa habilitação. “Participar dessa metodologia internacional reflete a preocupação do hospital com a melhoria contínua dos processos para a segurança do paciente, levando em consideração uma das características mais marcantes do hospital, o cuidado centrado no paciente”, afirma Vanessa.
Com a acreditação, o HNSN passou a integrar oficialmente o grupo de associados titulares da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). “Estamos muito felizes pela conquista, com a certeza que esse esforço e dedicação de um time extremamente comprometido com a qualidade e segurança dos pacientes estão melhorando a saúde da Paraíba como um todo”, destacou o superintendente do HNSN, Luis Renato Liveri.
Acreditação
Programa Qmentum International é uma metodologia baseada no programa Canadense que tem como foco a segurança do paciente, qualidade na assistência e governança, do IQG – Health Services Accreditation . Esse programa orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. Utiliza critérios internacionais com validação mundial.
São avaliadas práticas de segurança, as chamadas Required Organizational Pratices (ROPs), como Segurança na Utilização de Medicamentos; Identificação do Paciente; Segurança na Assistência Cirúrgica; Papel da Família na Segurança do Paciente, entre outros, totalizando 32 ROPs, que são verificadas pela delegação canadense.