Hospital PUC-Campinas é credenciado pelo SUS para implante coclear

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital PUC-Campinas foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar a cirurgia de implante coclear pelo SUS. O primeiro procedimento será realizado ‪hoje (14), em um adolescente de 16 anos de idade.

Segundo o otorrinolaringologista João Paulo Peral Valente o implante coclear, também chamado popularmente de ‘ouvido biônico’, é uma prótese eletrônica utilizada para restaurar a audição de pacientes com surdez do tipo severa ou profunda e que não se beneficiam com o uso de aparelhos de audição convencionais. O implante coclear é composto por duas partes: uma unidade interna que é implantada cirurgicamente na cóclea e uma unidade externa que se posiciona na região atrás da orelha. O implante estimula diretamente o nervo da audição e esse estímulo é levado via nervo auditivo para o cérebro.

Em Campinas, há algumas clínicas privadas que realizam esse procedimento. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia até então só podia ser realizada no Hospital de Clínicas da Unicamp. O valor aproximado de um implante coclear é de R$ 40 mil. O alto custo se deve, principalmente, pelo fato de todas as próteses disponíveis serem importadas.

O hospital realizará de duas a três cirurgias por mês e o agendamento será regulado pelo sistema de gerenciamento SUS do Hospital PUC-Campinas, de acordo com o convênio existente entre o Hospital e a Prefeitura Municipal.