Como os hospitais se adaptaram à medicina humanizada?

Por Gabriel Redondano

Planejamento pré-cirúrgico feito por meio de realidade virtual. Cirurgias robóticas feitas à distância ou com transmissão ao vivo para cirurgiões em outros lugares do mundo, presentes na sala de cirurgia por meio de hologramas. Resultados de exames disponíveis com hiperaumento em realidade virtual. A inserção de novas tecnologias e a digitalização da saúde fazem parte da nossa realidade nos tempos atuais. Mas, com tanta novidade e aparatos, como é que fica o paciente?

A medicina humanizada no atendimento chega junto com as novas tecnologias para mostrar a todos que, independentemente de quão avançados sejam os recursos presentes na prestação dos serviços médicos, os princípios que regem as relações humanas e os valores como ética, empatia, respeito e compreensão devem estar sempre manifestados no relacionamento com os pacientes e outros usuários do sistema de saúde.

O que é medicina humanizada?

Medicina Humanizada é o conceito médico que traz à luz um novo modelo de atendimento e cuidado, em que o paciente é visto como um ser humano integral e individual, com sentimentos, desejos e anseios, para além de somente uma doença ou queixa que precisa ser tratada.

Na medicina humanizada, as relações humanas recebem grande destaque e o paciente é o principal componente do conjunto, estando ao centro e tendo todas as suas singularidades respeitadas, por meio do resgate da afetividade.

O atendimento médico humanizado deve preconizar o bem-estar, conforto e calma do paciente, desde os cuidados realizados pelos funcionários de apoio hospitalar, como recepcionistas e faxineiros, até o atendimento feito pela equipe de enfermaria, técnicos de exames, médicos, anestesiologistas, cirurgiões e todos os outros profissionais da área da saúde.

A antiga frieza, impessoalidade e distanciamento médico são deixados de lado na medicina humanizada. Aqui, o conhecimento técnico, a ética médica e o saber científico caminham ao lado do entendimento de que cada pessoa é uma só e que o paciente tem o direito de tomar decisões sobre sua própria saúde.

A medicina humanizada busca sempre forjar um laço que seja capaz de abrir vias terapêuticas e de apoiar a construção de uma relação que leve à prevenção, recuperação e promoção de saúde do paciente.

Os hospitais

A medicina humanizada traz um grande diferencial para a saúde do paciente. No entanto, diferentemente das tecnologias mencionadas acima, não é preciso comprar novos equipamentos ou realizar grandes investimentos para que ela possa ser colocada em prática no ambiente hospitalar.

Alguns hospitais já buscam inserir a medicina humanizada no centro de todas as suas ações e atividades, por meio da adoção das seguintes práticas:

  • Acolhimento hospitalar

Da recepção ao consultório, centro cirúrgico, sala de medicação ou de exames, os profissionais do hospital acolhem as necessidades do paciente, entendendo que, muitas vezes, mais do que somente o desconforto físico, ele pode também sentir outros desconfortos, de ordem psicológica e mental, que acompanham a sua condição.

É por meio do acolhimento que se gera ‘rapport’, ou seja, um laço de conexão e confiança entre médico e paciente, que leva a impactos que podem ter fins terapêuticos.

  • Todos envolvidos

Quando se fala que a medicina humanizada começa já na recepção, isso quer dizer que todos no ambiente hospitalar estão envolvidos no acolhimento ao paciente, o que inclui até mesmo equipes de apoio paralelas, que são essenciais para o bom funcionamento do hospital, mas que não são reconhecidas ou observadas com tanta atenção, como a equipe de limpeza ou o time de nutrição.

Com todos os atores responsáveis pela saúde e bem-estar do paciente, é importante abrir espaço para feedbacks e trocas, tendo a certeza de que o ambiente é seguro e que permite liberdades do tipo.

  • Bem-estar para os trabalhadores

Hospitais que são bem-sucedidos na implantação de medidas de medicina humanizada precisam cuidar também da saúde de seus colaboradores, tendo medidas de acolhimento e valorização.

Ser reconhecido pelo trabalho realizado, receber oportunidades de crescimento e qualificação, além de poder confiar em seus colegas de trabalho são alguns pontos essenciais que contribuem para o bem-estar dos colaboradores.

  • Treino constante

Nem sempre as medidas de acolhimento da medicina humanizada vão funcionar. Se novos funcionários estão adentrando o ambiente hospitalar, é preciso que eles sejam treinados adequadamente, seguindo as linhas de ética e respeito ao paciente que são preconizadas quando se valoriza o processo de humanização da medicina.

  •  Acesso à informação e garantia dos direitos do paciente

Foi-se o tempo em que médicos realizavam procedimentos sem informar ao paciente o que estava acontecendo. Saber o que vai acontecer com seu próprio corpo é um direito e a medicina humanizada reconhece isso.


*Gabriel Redondano é Diretor-Presidente do GCA (Grupo Care Anestesia).

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