Hospital Amaral Carvalho alcança certificação ONA nível 3 de excelência

O Hospital Amaral Carvalho acaba de conquistar a acreditação ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento máximo em excelência foi anunciado após uma minuciosa inspeção realizada pela empresa IQG Health Services Accreditation, que avaliou os critérios de qualidade, segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança no atendimento à saúde. Para ser acreditado, um hospital precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, que são reconhecimentos internacionalmente. Conforme os dados da Organização Nacional de Acreditação, apenas 35 hospitais filantrópicos brasileiros ostentam a certificação ONA Nível 3, sendo 14 deles do Estado de São Paulo.

O diretor superintendente do HAC, Antonio Navarro, relata que essa conquista é fruto do trabalho realizado há mais de 107 anos pela Instituição. “O certificado nível excelência mostra que o hospital mantém o propósito de seus fundadores, de oferecer um serviço de qualidade ímpar a todos que passam por aqui. Buscamos promover saúde e qualidade de vida com humanização, com acolhimento. Esse é diferencial do nosso serviço”, comenta.

Diante do desafio de ser uma instituição que possui mais de 2.000 funcionários e atende por ano, em média, 76 mil pacientes de todos os estados do país, é crucial para o bom funcionamento do hospital estabelecer metas rigorosas. “Como somos referência e temos um grande fluxo de pacientes, procuramos garantir a padronização e a qualidade dos serviços e, ao longo dos anos, sempre nos empenhamos em busca disso. Hoje, temos um hospital que cumpre os padrões de qualidade, segurança e gestão integrada, garantindo um serviço de excelência aos nossos pacientes”, comenta a diretora de Desenvolvimento e Saúde do Hospital Amaral Carvalho, Cristina Moro.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  “A acreditação do Hospital Amaral Carvalho é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1.700 requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Essa conquista marca o ápice de uma jornada de excelência para o HAC, que começou em 2019 com o selo ONA nível 1 e em 2022 com a acreditação ONA nível 2. Certificações que atestaram a qualidade dos processos, a excelência no atendimento e a segurança do paciente. “Esse selo demonstra maturidade e melhoria contínua em boas práticas assistenciais, de estrutura, tecnologia, atualização técnica profissional e na gestão. E agora o nível 3, o mais alto de acreditação hospitalar nacional “, ressalta a coordenadora de qualidade do Hospital Amaral Carvalho, Fabene Oliveira.

Além de se destacar nos processos exigidos pela certificação, o HAC também recebeu destaque pelos projetos de humanização desenvolvidos, como o da Experiência do Paciente, que acompanha toda a jornada do paciente dentro do hospital, propondo melhorias estratégicas às equipes envolvidas e ações de humanização.

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