Ganep Lar adota telemedicina em serviço de home care

Mais de 292 mil pessoas passaram por atendimentos e internações domiciliares, no ano passado, segundo o censo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD). O número de profissionais envolvidos no setor de atenção domiciliar, ou home care como é conhecido, chega a 106 mil.

Atuando neste mercado há mais de 20 anos, o Ganep Lar, de São Paulo, acaba de fechar uma parceria com a Conexa Saúde, player de saúde digital, para incluir o serviço de telemedicina aos pacientes, enfermeiros, cuidadores e médicos. O objetivo da parceria é facilitar o dia a dia de quem utiliza o serviço de home care da clínica. Por meio do uso da plataforma de telemedicina, um cuidador pode fazer uma consulta virtual com o médico responsável pelo atendimento de seu paciente para tirar alguma dúvida pontual ou, ainda, fazer o monitoramento do estado de saúde, remotamente.

“Com a pandemia, a questão de segurança desses pacientes ficou ainda mais acentuada e o uso da plataforma permite que o médico oriente os cuidadores, enfermeiros, familiares ou os próprios pacientes na comodidade de casa. Por meio de teleconsultas, com chamadas de vídeo de qualidade e sigilo de dados, é possível evitar idas ao hospital sem necessidade. Somos pioneiros na oferta desse serviço agregado”, explica Dan Waitzberg, médico cirurgião e diretor executivo do Ganep Lar.

Ainda de acordo com o censo, caso o setor de Atenção Domiciliar à Saúde não existisse no Brasil, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para absorver os pacientes atendidos pela modalidade, ou seja, o equivalente ao número total de leitos públicos e privados do estado de Pernambuco.

“Poder contribuir com a gestão da saúde dos pacientes, por meio de soluções de saúde digital, é o nosso maior objetivo. Trabalhamos por atendimentos mais humanizados e um relacionamento mais próximo entre médicos e pacientes. Iniciar este projeto com a Ganep Lar em home care, nos mostra que estamos no caminho certo para levar mais qualidade de vida às pessoas”, destaca Guilherme Weigert, CEO da Conexa.