Unifesp lança plataforma para monitorar leitos para Coronavírus

Com o objetivo de contribuir no combate à pandemia do novo coronavírus, professores e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia e da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolveram um site capaz de ajudar hospitais e secretarias de saúde no acompanhamento de casos da Covid-19 e no processo de planejamento e tomada de decisão por parte dos gestores, a partir da importação de dados.

O uso da ferramenta permite acompanhar, por exemplo, o número de leitos ocupados em um hospital, a média diária de internações e o índice de letalidade. Conforme os dados são atualizados, a plataforma calcula e apresenta as alterações automaticamente.

No site, também é possível informar a idade dos pacientes e monitorar o número de óbitos por faixa etária. O usuário faz o upload dos dados e, com base neles, a ferramenta gera estatísticas e previsões. Esses dados não são divulgados ou utilizados em outros meios, ficando disponíveis apenas ao usuário.

A ferramenta www.forecastuti.unifesp.br pode ser usada por cidades e hospitais do mundo todo de forma gratuita. Para liberar o acesso, é necessário preencher um formulário de requisição, disponível em: http://cutt.ly/UybLPCy.

O site é fruto do projeto de pesquisa científica e extensão universitária “Estimativa do número de leitos de UTI necessário por dia e gestão de equipamentos durante a epidemia de COVID-19 em diversos cenários”.