Serviço clínico cresce em farmácias independentes

A implementação de salas de assistência clínica, já consolidada em redes grandes e médias do varejo farmacêutico, chega também às farmácias independentes. Os estabelecimentos encontram nesses serviços um caminho para ampliar a rentabilidade e fidelizar consumidores, hoje mais dispostos a frequentar lojas de bairro em função do distanciamento social.

Para colocar em prática esse modelo e garantir a padronização dos serviços, as pequenas farmácias contrataram a plataforma digital da Clinicarx. É o caso da Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), onde a atenção farmacêutica já totaliza 45% do faturamento.

A farmácia foi a primeira do Brasil a executar a testagem de anticorpos para a detecção da Covid-19 e pioneira no estado a realizar o teste de antígeno, com uma média de 220 atendimentos por dia. “Nosso grande diferencial é a entrega do laudo que explica detalhadamente o resultado, o ciclo da doença e as orientações necessárias caso o teste seja positivo”, afirma a diretora da Attive, Flavia Buainain.

Outra farmácia que também aderiu a esse modelo foi a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG). A loja mantém serviços de teste glicêmico, aplicação de injetáveis, avaliação antropométrica, distribuição corporal, hábito tabágico, check-up de pressão arterial e teste rápido da Covid-19. “Além de garantir um atendimento personalizado e aumentar a receita, a plataforma ajudou a profissionalizar a operação e valorizar o papel do farmacêutico na atenção primária à saúde”, explica o proprietário Alan Rezende.

E são os farmacêuticos clínicos que também estão descobrindo as vantagens do uso da plataforma. Uma delas é Layz Santos, que possui um consultório em uma clínica de estética no Rio de Janeiro (RJ) e utiliza a solução da Clinicarx para gerenciar os atendimentos de avaliação antropométrica, análise de bioimpedância, índice de massa corporal e aferição de pressão arterial voltada para a área de modificação corporal.

Já para a farmacêutica Daniely Proença, que administra um consultório dentro de uma clínica médica no Mato Grosso do Sul, o uso da plataforma de serviços clínicos contribui para armazenar o histórico de saúde e emitir gráficos e relatórios, que servem de apoio para o paciente e os profissionais de saúde a quem ele recorre.

“O fato de conseguir montar uma rotina de medicação, com um calendário posológico personalizado e que gera resultados a curto prazo, faz com que aquele paciente traga outros membros de sua família, cuidadores e até médicos para conhecerem os serviços que ofereço no meu consultório”, conclui Daniely.

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