Dasa lança teste inédito no Brasil de câncer de pulmão
Um teste realizado por meio de amostra de sangue para identificar o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão até quatro anos antes do diagnóstico, com acurácia de 92%, já está disponível no Brasil. A Dasa, rede de saúde integrada, traz com exclusividade o EarlyCDT-Lung que faz a detecção in vitro de sete autoanticorpos contra antígenos expressos pelo câncer de pulmão e presentes nos estágios iniciais da doença. O teste está disponível na maioria dos laboratórios da rede e pelo serviço de coleta domiciliar.
“O diagnóstico precoce do câncer faz toda diferença no desfecho clínico. Quando a doença é detectada em estágios avançados, os tratamentos tendem a ser mais invasivos e o prognóstico menos promissor. Essa inovação complementa e antecipa o diagnóstico em pacientes de alto risco, além de evitar custos desnecessários para os sistemas de saúde como um todo”, diz Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.
A indicação de utilização do EarlyCDT-Lung é na complementaridade aos tradicionais exames de imagem, já utilizados para rastreio. Embora exames anuais com tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD) resultem em uma redução de 20% na taxa de mortalidade do câncer de pulmão, esses testes apresentam uma taxa muito alta de falsos positivos (96,4%), identificando nódulos benignos, além de utilizar dose de radiação com potencial nocivo.
“Por outro lado, a combinação da detecção de autoanticorpos do EarlyCDT-Lung com tomografia de tórax pode aumentar a especificidade para 95,8%, o que reduz muito a taxa de falsos positivos. E os exames de imagem são indicados com base no resultado da detecção dos autoanticorpos”, conclui.