XLR8 e Santa Cannabis concluem seleção de pacientes para estudo

A XLR8, a associação Santa Cannabis e a clínica UIDi anunciaram, em 18 de fevereiro, um acordo para realização de estudo observacional em pessoas que sofrem com ansiedade e distúrbio do sono. Para isso, 23 pacientes foram selecionados para integrarem o projeto. Agora, os documentos dos pacientes serão enviados para a Anvisa, que analisará a conformidade para emitir a licença de importação. O mesmo processo ocorre pelo lado canadense junto à Health Canada (agência sanitária canadense) que ao conceder a autorização de exportação, permite a XLR8 trazer os produtos para realização do estudo no Brasil.

Durante 6 meses, a XLR8 doará produtos a base de Cannabis para o tratamento desses pacientes e custeará o diagnóstico que será realizado por Laerte Rodrigues, da clínica UIDi, além do acompanhamento por parte dos profissionais farmacêuticos que são vinculados a renomadas instituições de ensino no país, o que visa garantir a interação com a equipe médica.

O objetivo do estudo é obter dados e indicadores de melhora na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com ansiedade e distúrbio do sono. Para isso, a XLR8 conta com um estoque no Canadá com mais de 2 mil frascos, atualmente armazenado por seu fabricante, que será importado conforme RDC 335/2020 da Anvisa, seguindo os devidos trâmites legais. Pelos termos do acordo, 200 frascos serão doados a membros indicados pela associação Santa Cannabis.

Importação extraordinária

Thiago Callado, CEO da XLR8

O produto importado sob o programa de importação extraordinária do Brasil é fabricado pela MediPharm Labs Inc., uma empresa certificada GMP com sede no Canadá e na Austrália. “Com sua certificação GMP, o verdadeiro selo de ouro na produção de grau farmacêutico, a MediPharm Labs e a XLR8 fornecerão acesso confiável às formulações que são construídas usando metodologias comprovadas atendendo aos mais rigorosos padrões internacionais farmacêuticos”, destaca Thiago Callado, fundador e CEO da XLR8 Brazil.

Em setembro de 2020, a MediPharm Labs e XLR8 anunciaram parceria para fornecer uma variedade de formatos de concentrados de produtos a base de cannabis, que serão distribuídos pela XLR8 para farmácias e outros canais autorizados no país. As empresas esperam começar a importar os produtos certificados GMP no segundo semestre de 2021, assim que receberem a autorização sanitária da Anvisa.

A iniciativa de fornecer produto através de importação extraordinária da RDC 335/20 partiu do CEO da XLR8 Brazil, Thiago Callado, e do presidente da Santa Cannabis, Pedro Sabaciauskis, com o objetivo de gerar ainda mais acesso a produtos de qualidade e coletar dados que no futuro apoiarão o âmbito científico brasileiro, além da validação de uso clínico dos produtos a base de cannabis. “Entendemos que o problema se agravou ainda mais durante a crise da Covid-19 e acreditamos que a sinergia criada para a execução do estudo pode trazer uma nova alternativa de tratamento para os pacientes que vêm sofrendo com essas enfermidades”, conclui o executivo. 

Mercado Brasileiro

Thiago Callado lançou recentemente, em parceria com outros 11 autores, a publicação Cannabis Medicinal no Brasil, primeiro livro no mercado editorial brasileiro a abordar o tema de forma abrangente. Trazendo uma visão atual por meio de análises de profissionais e as possíveis oportunidades no Brasil, a publicação aborda uma perspectiva terapêutica, farmacêutica e científica que vem modificando a maneira de pensar de milhões de pessoas ao redor do mundo sobre a planta.


Para mais informações, acesse: www.medicinasa.com.br/cannabis-medicinal