Elsevier e MV fecham parceria para soluções de apoio à decisão clínica

Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions

A Elsevier e a Healthcare Alliance, plataforma que conecta empresas especializadas em soluções para saúde, fecharam parceria para integrar as ferramentas de apoio à decisão clínica Order Sets e Care Planning ao prontuário Soul MV.  Desenvolvidas nos Estados Unidos, as duas soluções foram traduzidas e adaptadas aos cuidados, medicamentos e práticas do Brasil, por médicos e especialistas brasileiros.

“Trazer o Care Planning e o Order Sets para o Brasil é uma decisão estratégica da Elsevier para colaborar com o cenário desafiador atual do país. Estamos muito felizes de termos trabalhado em colaboração constante com a Healthcare Alliance e a MV e contribuir para que o setor de saúde brasileiro entenda a importância da tecnologia para realizar um melhor atendimento aos pacientes e, ao mesmo tempo, dar segurança e assertividade às equipes médicas e multidisciplinares”, explica Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Ambas companhias já atuam juntas com a integração do Clinical Key, mecanismo de pesquisa clínica que fornece respostas rápidas e concisas e acesso profundo a evidências sempre que os médicos precisarem.

Pesquisa recente da The Advisory Board Company para entender como os hospitais que estão liderando uma organização baseada em evidências, mostra que 75% dos CMOs afirmam que sua equipe médica aceita uma prática baseada em evidências. Porém 56% dos médicos dizem que eles não usam os guidelines mais recentes.

Care Planning e Order Sets

O Care Planning traz um plano de cuidados único centrado no paciente, que mostra os problemas, as intervenções, os resultados esperados e a educação do paciente, pautada nas diretrizes de prática clínica baseadas em evidências, bem como as avaliações padronizadas para toda a equipe de atendimento interdisciplinar colocar em prática. Indexados às taxonomias mais importantes como Snomed, NNN, CID, permite fácil implementação de acordo com as rotinas de cada hospital.

Integrados nos prontuários eletrônicos, os planos de cuidados do Care Planning ajudam os profissionais de saúde a realizar cuidados padronizados, a reduzir a fragmentação do cuidado, a fazer transições mais suaves dos cuidados e ainda na redução de erros e custos.

Já o Order Sets traz protocolos em formato de prescrição e check-list que padronizam a prestação de cuidados para reduzir complicações evitáveis, erros e prolongar as estadias desnecessárias do paciente. Desta forma, o hospital melhora a experiência do paciente, evitando testes, tratamentos e procedimentos desnecessários, reduzindo custos inoportunos e melhorando os resultados.