11% das brasileiras têm ou tiveram depressão pós-parto
Um estudo do portal Trocando Fraldas aponta que 11% das brasileiras têm ou tiveram depressão pós-parto. São mais acometidas pela doença mulheres dos 25 aos 29 anos, com 13% de incidência, e as dos 35 aos 39 anos, com 15%. O estudo mostra que 8% das brasileiras têm ou tiveram depressão durante a gestação, e 5% nas duas fases. As mulheres mais jovens, dos 18 aos 24 anos, são as mais acometidas pela depressão durante a gestação, com 10% das participantes.
Além da depressão pós-parto, as mulheres podem sofrer com depressão durante a gestação, ou nas duas fases, gestação e pós-parto. A depressão na gestação pode resultar em desinteresse pela gravidez e trazer consequências para o bebê.
Os dados por estado demonstram que o Distrito Federal é o estado em que mais mulheres têm ou tiveram depressão, seja durante a gestação, pós-parto, ou nas duas fases, com 33% das participantes. No Rio de Janeiro e em São Paulo, 27% e 26% respectivamente, sofrem ou sofreram com depressão. Já no Paraná e em Santa Catarina, o percentual é de 21%. Enquanto que o Tocantins é o estado com o menor número de casos, 13% das entrevistadas.
Outro dado da análise mostra que 35% das brasileiras foram diagnosticadas por um médico. Sobretudo as mulheres dos 35 aos 39 anos com 42% das participantes.