B.Braun lança campanha para terapia infusional segura
A B. Braun lançará durante o Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional – SIAV, evento promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a campanha nacional “Eu pratico terapia infusional segura”. O evento, que ocorre entre os dias 15 a 19 de julho, abordará os pilares que sustentam a terapia intravenosa, baseados em evidências e os avanços tecnológicos que norteiam a prática segura. Estarão em discussão, temas como educação, prevenção, manutenção, qualidade, segurança, complicações e inovação.
“A segurança na terapia infusional é uma questão com a qual o profissional de saúde está sempre preocupado. O acesso venoso é um elemento indispensável para terapia de infusão. Entretanto, esse procedimento continua representando um risco para profissionais e pacientes”, explica Izabella Silva, gerente de produto da B. Braun.
Estudos recentes que investigaram lesões por picada de agulha, indicaram que diferentes fatores podem impactar na manipulação segura, mesmo durante o descarte. De acordo com a gerente de produto, os ferimentos causados por agulhas são as lesões mais comuns no cotidiano dos profissionais de saúde.
“Os riscos associados a estas perfurações na pele são amplamente conhecidos, elas ainda representam uma causa importante de infecções devido à transmissão de patógenos relacionados ao sangue”. Izabella lembra que as chances de transmissão de doenças, através de acidentes com perfurocortantes são de 3-5 em 1000 para o HIV, entre 20-50 em 1000 para a hepatite C, e de 300 em 1000 para a hepatite B.
Izabella Silva ressalta, ainda, que a inserção inadequada de um cateter venoso periférico pode ocasionar complicações intravenosas que prejudicam a qualidade da assistência ao paciente. “Além disso, múltiplas tentativas de punção venosa podem trazer consequências como: atraso no início do tratamento, aumento de custos com materiais e de tempo de execução do procedimento”.
Em muitas doenças, a terapia infusional se torna parte essencial do tratamento. Os regimes de infusão na prática clínica diária são complexos: cada paciente precisa do tratamento certo, no momento e lugar apropriado, com a dose e volume exatos. Somente quando todos os componentes da cadeia do processo estão assegurados, os erros podem ser evitados e o tempo economizado.
A norma vigente que fala sobre os preceitos de segurança do Profissional de Saúde (NB32) tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho seguro para esses profissionais. “Nós vamos além. Queremos não apenas proporcionar um ambiente seguro para os profissionais, como também, aos pacientes”, afirma.