Atrys e Vithas vão analisar impacto da Covid-19 em profissionais de saúde
A Atrys Health (BME:ATRY), a empresa no ramo dos diagnósticos e tratamentos médicos em Espanha, e a Fundación Vithas, associada a uma das maiores organizações de saúde privada no mesmo país, vão aumentar a sua colaboração científica para apurar o impacto da Covid-19 nos profissionais de saúde através de um imunoensaio, tendo este como base uma tecnologia desenvolvida por investigadores do hospital nova-iorquino Mount Sinai.
O estudo clínico tem como objetivo avaliar a resposta imune à Covid-19 de uma coorte de profissionais de saúde dos Hospitais Vithas; muitos destes estiveram expostos à SARS-CoV-2 ao cuidar de doentes infetados nos primeiros dias da pandemia.
O projeto irá incorporar o COVID-SeroIndex, um novo ensaio clínico sobre imunidade da Kantaro Biosciences, uma venture cuja maioria é controlada pelo Mount Sinai em resposta à pandemia da Covid-19. Este estudo baseia-se na tecnologia desenvolvida por Florian Krammer, professor de Vacinologia do Mount Sinai, e por Carlos Cordón-Cardó, professor do instituto Irene Heinz Given y John LaPorte Given e presidente do Departamento de Patologia, Medicina Molecular e Celular Lillian and Henry M. Stratton-Hans Popper do Mount Sinai Health System de Nova Iorque.
O estudo também inclui a investigação da assinatura genética envolvida na resposta à infeção, com o objetivo de identificar marcadores genéticos associados à suscetibilidade ou resistência à infeção e, dessa forma, reunir informação que permita melhorar o diagnóstico e o tratamento da doença.
Este novo imunoensaio, o COVID-SeroIndex, com certificação CE-IVD para diagnósticos clínicos na União Europeia, foi selecionado para este estudo devido à capacidade de determinar com precisão quantitativa os níveis de anticorpos capazes de neutralizar a SARS-CoV-2, que pode oferecer imunidade à Covid-19. A tecnologia por trás do COVID-SeroIndex foi testada pelos laboratórios clínicos do Hospital Mount Sinai e não exige equipamento patenteado para a sua utilização.
Esta tecnologia já foi usada para analisar aproximadamente 90 mil amostras de pacientes, demonstrando que pode determinar com precisão a presença e os níveis de anticorpos neutralizantes IgG, que são gerados como parte da resposta imunológica ao vírus SARS CoV2.
Os ensaios quantitativos para os anticorpos neutralizantes são de extrema importância para avaliar o estado de imunidade de uma paciente, bem como a sua resposta à vacinação e o uso dessa informação pelos profissionais e entidades de saúde pública, influenciando a tomada de decisões. Cordón-Cardó afirma que “é uma grande satisfação aconselhar estudos científicos relevantes utilizando o teste COVID-SeroIndex da Kantaro”. “Este novo imunoensaio será a chave para determinar se as pessoas conseguem ter altos níveis de anticorpos neutralizantes. Os primeiros dados mostram que estes anticorpos poderiam oferecer proteção imediata e efetiva contra a Covid-19”, adianta.
Santiago de Torres, presidente executivo da Atrys, diz que “esta nova colaboração com reputados centros de investigação biomédica aumenta a capacidade da empresa no campo dos diagnósticos avançados e contribui para vencer o desafio global de controlar a pandemia”.
Já Ángel Ayuso, diretor científico corporativo da Vithas e diretor geral da Fundación Vithas, enaltece o compromisso de promover a investigação translacional de excelência: “Ser capaz de obter resultados com grande rapidez e precisão permitir-nos-á melhorar a gestão dos profissionais de saúde em novas vagas epidémicas”.
A Atrys assinou um acordo de marketing e distribuição com a Kantaro Biosciences e a Bio-Techne. O acordo prevê a distribuição do COVID-SeroIndex e do COVID-SeroKlir, testes quantitativos aos anticorpos IgG da SARS-Cov-2 e ainda os testes serológicos que neles se baseiam, em países europeus e sul-americanos seleccionados, incluindo Espanha, Portugal, Colômbia, Brasil, Peru e Chile. Tanto o COVID-SeroKlir como o COVID- SeroIndex já receberam o certificado CE.