Afya recebe prêmio Nise da Silveira de boas práticas em saúde mental
A Afya, hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil, foi reconhecida com o Prêmio Nise da Silveira pelo seu projeto de causa que visa “promover a saúde mental de médicos e estudantes de medicina”. A premiação, que está na sua terceira edição, é organizada pela Câmara dos Deputados e tem o objetivo de destacar pessoas e instituições que contribuem na política de cuidado, sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.
A Afya implementou diversas ações para promover o equilíbrio e a saúde mental de seus colaboradores e de médicos e estudantes. Internamente, a companhia oferece iniciativas focadas na saúde mental, incluindo suporte psicológico gratuito para colaboradores e um programa de qualidade de vida e bem-estar que busca criar um ambiente de trabalho saudável. A empresa também está comprometida com o movimento #MenteEmFoco do Pacto Global da ONU no Brasil, que encoraja empresas e organizações a agir para combater o estigma e o preconceito social relacionados à saúde mental.
Para médicos e estudantes de medicina, a empresa está desenvolvendo um indicador de saúde mental para avaliar o bem-estar dessa população. Em 2022, a Afya realizou um amplo estudo sobre a saúde mental do médico brasileiro e identificou que quase 70% dos profissionais da categoria já apresentaram sinais de depressão durante a vida. E para metade dos entrevistados, a condição é uma realidade: 26,8% têm um diagnóstico atual e 23,4% manifestam sintomas, mas não fazem acompanhamento. O estudo completo pode ser acessado aqui.
Todas as unidades de graduação do grupo contam com um núcleo que realiza oficinas, grupos terapêuticos e atividades relacionadas à saúde mental e à qualidade de vida. Somente em 2023, foram 3.143 atendimentos dedicados aos alunos do curso de Medicina e 3.320 atendimentos exclusivos aos alunos do Internato (5º ao 8º ano) realizados por esses núcleos, reconhecendo a importância de suporte específico para enfrentar demandas acadêmicas e emocionais únicas.
A empresa também incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica que tenham como tema principal a saúde mental e incorporou conteúdos obrigatórios sobre saúde mental na grade curricular dos cursos de medicina.
“A medicina exige uma dedicação extraordinária dos médicos e estudantes de medicina, o que frequentemente impacta na saúde física e mental. Embora os médicos sejam apaixonados pelo que fazem, enfrentam imensas pressões diariamente. Nosso objetivo é oferecer informações e soluções práticas, criando uma parceria de confiança, proporcionando aprendizado contínuo e ferramentas que melhoram a assertividade e a produtividade, para que possam viver o melhor da medicina”, afirma Stella Brant, VP de Marketing e Sustentabilidade da Afya.