Startup desenvolve solução para evitar absenteísmo de pacientes
A startup Nina Tecnologia desenvolveu uma solução de agendamento para consultas e exames que alerta o paciente e confirma a hora agendada. A plataforma utiliza recursos de inteligência artificial para reunir as informações que o paciente precisa saber sobre a consulta ou o exame, mesmo que a data tenha sido agendada de forma presencial, por telefone ou pelo site da empresa de saúde. Os lembretes são definidos previamente e realizados por WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail, de acordo com o canal que o paciente escolher.
A plataforma surgiu para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de empresas que operam na saúde pública e privada, e que chega a consumir até 30% dos problemas de gestão.
“Especialidade do médico, endereço da clínica e orientações pré-exames são enviadas para que toda a experiência seja positiva, tanto para o paciente quanto para o prestador de serviço”, conta Roberto Dozol, diretor executivo de Nina. Outro fator é ajudar as empresas a conterem o custo assistencial relacionado à falta de pacientes, pois quando isso acontece, as clínicas e laboratórios não têm tempo hábil de fazer novos encaixes, o que provoca buracos na agenda e ociosidade de profissionais.
A startup atua com clínicas, laboratórios, hospitais e operadoras de saúde e já confirmou mais de 10 milhões de consultas e exames para unidades de todo o Brasil.