Ricardo Maranhão é o novo presidente da ABEClin

A Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) elegeu a nova diretoria para o triênio 2021/2023. O engenheiro Ricardo Alcoforado Maranhão Sá foi escolhido presidente durante votação on-line em chapa única com o também engenheiro Bruno Roma, que será o vice-presidente.

Ricardo Maranhão já era membro da direção da ABEClin. Como vice-presidente, na gestão 2018-2020, ele foi responsável por liderar a expansão da entidade – foram abertas sete regionais no último ano (Goiás, Distrito Federal, Paraná, Pará, Maranhão, São Paulo, e Rio Grande do Norte). Antes, apenas Rio de Janeiro e Bahia contavam com unidades da associação. Segundo o presidente eleito, um dos desafios para a próxima gestão será ampliar a atuação da ABEClin no país. “Nosso objetivo é fortalecer a representatividade da associação, além de levar um sentimento de reconhecimento aos engenheiros clínicos, que têm feito um trabalho essencial na linha de frente de combate ao coronavírus”, disse.

Ricardo Maranhão, eleito para o triênio 2021/2023: objetivo é fortalecer a representatividade

Outras metas são incentivar a capacitação técnica, ampliar o leque de parcerias, fortalecer e valorizar a categoria. “Isso em meio a um cenário de pandemia onde o mundo percebe, mais do que nunca, a importância da atuação do engenheiro clínico. São esses profissionais os responsáveis pelas manutenções de equipamentos hospitalares, garantindo condições seguras para o pleno atendimento dos pacientes”, defende.

A nova diretoria também assume o desafio de protagonizar eventos da área, mesmo que de forma remota – dentro dos protocolos sanitários vigentes -, e aprofundar o relacionamento com órgãos governamentais e não governamentais, além de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. E, ainda, abrir diálogo junto a outras organizações da área, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Conheça o novo presidente da ABEClin, Ricardo Maranhão:

O novo presidente da ABEClin é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei); pós-graduado em Engenharia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); pós-graduado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); pós-graduado em Agentes de Inovação Tecnológica pela Faculdade Cambury; e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Gestão de Tecnologias em Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com sua expertise na engenharia clínica, há 25 anos, foi o responsável pela aquisição dos equipamentos hospitalares para a implantação de diversos hospitais estaduais em Goiás, localizados em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Valparaiso, Santa Helena, São Miguel do Araguaia e Trindade. Também trabalhou como consultor em vários projetos junto ao Ministério da Saúde, REFORSUS, VIGISUS I e II.

Já na área acadêmica, Ricardo Maranhão é professor da disciplina “Introdução à Engenharia Clínica” pela Escola de Engenharia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e coordena o curso de especialização em engenharia clínica pela RTG Especializações em Goiânia, Brasília e Natal. É um dos autores do livro Segurança do Paciente, publicação da Fiocruz, como parte do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.