Hypofarma avança em plano de expansão na América Latina
A Hypofarma, que atua no desenvolvimento e comercialização de medicamentos injetáveis hospitalares, com planta em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está se estruturando para quadruplicar a receita bruta nos próximos anos. A empresa deu início a um plano de investimentos, até 2026, com pelo menos duas novas unidades. A primeira filial será inaugurada já em outubro deste ano em Governador Valadares (MG), região do Rio Doce.
Além disso, segundo a presidente da Hypofarma, Giana Marcellini, a empresa investirá em uma outra unidade fabril, com novas tecnologias e que vai suportar o plano de crescimento da marca nos próximos anos. A filial na região do Rio Doce será voltada para a produção, armazenamento e distribuição de toda a linha de medicamentos da empresa, que inclui produtos como analgésicos, sedativos e antibióticos, entre outros. Com os investimentos em curso, a estimativa é de que sejam criados aproximadamente mil empregos diretos. A Hypofarma já gera hoje 600 postos de trabalho diretos, além de outros indiretos.
Atualmente os medicamentos da Hypofarma já são distribuídos para todo o país. Entre os principais clientes da fabricante estão grupos hospitalares, além de clínicas e órgãos públicos da área de saúde. A companhia também irá diversificar ainda mais o portfólio, com foco em inovação.
“Em nosso plano de expansão buscaremos crescer nos maiores mercados da América Latina. Como parte fundamental desse processo buscaremos ampliar nosso portfólio de produtos, inclusive nas classes terapêuticas de maior crescimento e participação de mercado” disse Giana.
Também faz parte do plano de expansão conquistar mercados internacionais, primeiramente na América Latina. Conforme a presidente da Hypofarma, o principal desafio para avançar no mercado externo é a construção de alianças com empresas parcerias com sinergia de valores como “cuidado, ética e confiança”.
“Atuaremos em frentes de crescimento, excelência operacional e governança, especialmente na ampliação dos nossos mercados de atuação, do fortalecimento da marca e do relacionamento com os clientes. Além disso, também estamos investindo na modernização dos processos com soluções inovadoras e capacitação crescente em pessoas”, afirma Giana.
Em relação ao desempenho dos negócios, a expectativa da empresa é incrementar o crescimento de dois dígitos alcançado nos últimos cinco anos.