Comunicação data-driven e omnichannel para healthcare

Por Mark de Szentmiklósy

Oferecer conteúdo certo, no momento certo e pelo canal certo. Essa é a tônica da comunicação omnichannel. A indústria farmacêutica já tinha essa tendência no radar há algum tempo, mas a pandemia trouxe clareza sobre a necessidade premente de concretizar o quanto antes essa transição de modelo decisiva para o marketing e comunicação das empresas, visando ampliar a competitividade de suas marcas. Em uma era digital e de trabalho com dados, bem como de avaliação de performance e mensuração, ingressar bem nessa trilha é o maior desafio para os gestores do segmento. Esse caminho é sem volta e a corrida já começou.

Porém, a grande maioria das empresas dessa área ainda não exploram toda a potencialidade omnichannel de forma sistematizada e, ao mesmo tempo, flexível. Um dos exemplos mais importantes para o setor reside na conquista do engajamento dos profissionais da saúde. Afinal, como eles desejam se relacionar com as farmacêuticas? Tão importante quanto saber responder a essa pergunta é usar esse conhecimento para planejar melhor as estratégias de comunicação e colocar as atividades em prática, criando pontos de contato relevantes e regulares.

Mesmo com os significativos avanços dos recursos digitais, essa não é uma missão fácil. Se por um lado há pressão para encontrar rapidamente a melhor configuração da estratégia omnichannel, por outro existe grande oportunidade para as organizações conhecerem profundamente as preferências de cada profissional de saúde.

Isso significa fazer a comunicação ir ao encontro dos objetivos de negócio da indústria farmacêutica e consiste na virada de chave mais importante para a área comercial das organizações do setor no futuro próximo. Nesse sentido, a implementação adequada de um modelo omnichannel passa, especialmente, por três aspectos: trabalho com dados; superação de barreiras internas e técnicas; e execução do plano.

Nesse caso, um ponto crítico para o sucesso nessa transformação, ainda no início, é o mapeamento das jornadas dos profissionais de saúde. Conduzir bem esse processo permite ter melhor visão sobre as ações possíveis, com diferentes produtos e grupos de produtos de uma mesma área de terapia. Desta forma, é possível ganhar escala e agilidade a partir de experiências comuns e compartilháveis, mesmo para produtos diferentes, mantendo a ótica customer centric.

Criar cultura digital e de dados nas empresas é essencial, pois a competitividade no futuro depende das ações de hoje. O processo está longe de ser fácil, pois, em muitos casos, há lacunas de dados sobre as necessidades do público alvo; falta de expertise para compilar e integrar informações de diferentes fontes dentro da organização; além de estrutura inadequada de TI para o trabalho com dados.

Com essas questões estiverem equacionadas, ainda é muito importante ser eficiente desde o início, com a modelagem de dados, estruturando sistemas de coleta, armazenamento e recuperação das informações.

Desta forma, é imprescindível se dedicar à configuração interna da empresa. A infraestrutura de TI disfuncional, incluindo sistemas com muito tempo de uso, pode trazer um obstáculo. Com relação às pessoas envolvidas no trabalho com os dados, assegure que a equipe reúna as competências técnicas necessárias e o alinhamento para que todos atuem em sinergia.

Porém, isso é só o começo. Ter dados gerando insights e definir estratégias robustas para os canais, em um modelo omnichannel, não asseguram bom desempenho por si só. É preciso garantir muita criatividade, diversificação e versatilidade nos conteúdos que a marca entregará, em muitos casos, personalizados. Tudo isso com rapidez, pois trabalhar em múltiplos canais exige atualizações constantes, visando também a construção de posicionamento. Esse é o papel das agências de comunicação e publicidade, que precisam de muito alinhamento com os clientes para cumpri-lo.

Já na fase prática, os canais digitais facilitam a melhoria de produtividade dos representantes junto aos profissionais da saúde, oferecendo atividades promocionais customizadas e, ao mesmo tempo, coletando dados em tempo real. Isso poupa tempo dos médicos e os ajuda no fluxo de trabalho. Não à toa os estudos mais recentes estão constatando que os profissionais de saúde têm preferência por um modelo híbrido nos pontos de contato.

Por conta disso, a força de vendas precisa participar da jornada digital, pois atuação omnichannel envolve conhecer as preferências dos profissionais da saúde individualmente. Além disso, cada representante é gerador de dados e, consequentemente, precisa entender o motivo pelo qual a organização precisa daquele dado e o que é possível fazer com essa informação. Na ponta final desse fluxo, as empresas farmacêuticas sentem os benefícios no aumento de engajamento dos projetos.

Como muitos dizem, tudo é mensurável no ambiente digital. Entretanto, é importante considerar a satisfação dos públicos almejados, sejam profissionais de saúde, pacientes ou consumidores de healthcare, especialmente no longo prazo.

Explorar melhor os recursos digitais significa deixar o conjunto de esforços das áreas Comercial e de Marketing mais eficientes. Trata-se de oferecer informação de relevância e entregar valor para os profissionais de saúde na experiência em cada ponto de contato. A indústria farmacêutica como um todo deve explorar o potencial das estratégias omnichannel e se voltar para essa tão necessária transformação. Conduzir esse processo de forma bem sucedida traz grandes recompensas, além de manter marcas relevantes e competitivas no mercado.

O trabalho da indústria farmacêutica jamais esteve tão evidenciado para a sociedade. As oportunidades para consolidar diferenciais e, até mesmo, assumir protagonismo são maiores do que nunca, mas atuar como sempre não será suficiente para se destacar.

Estabelecer ações de comunicação e promoção data-driven demanda esforço e tem custo. Porém, vale a pena e constitui o melhor caminho para as áreas de Marketing e Vendas, em um mundo onde a decisão sobre o engajamento com a informação está nas mãos da audiência. Essa deve ser uma missão prioritária para as lideranças de Marketing e Vendas, não só da indústria farmacêutica, mas de outros setores do healthcare.


*Mark de Szentmiklósy é CEO do Tugarê Group.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.