Norma ABNT amplia proteção de aventais não cirúrgicos
O avental para procedimento não cirúrgico é um importante produto utilizado por profissionais da saúde e pacientes em ambientes hospitalares, laboratoriais e de exames, para minimizar a disseminação de agentes infecciosos. Para ampliar a proteção desse produto, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a revisão da Norma Brasileira ABNT NBR 16693:2022 — Produtos têxteis para saúde — Aventais de procedimentos não cirúrgicos utilizadas por profissionais da saúde e pacientes – Requisitos e métodos de ensaio.
A Norma Brasileira especifica as condições e os métodos de ensaio para avaliação das características, e estabelece os requisitos de aventais de procedimentos não cirúrgicos, de uso único ou reutilizáveis, utilizados como produtos para saúde por pacientes e para profissionais da saúde.
“O desempenho necessário dos aventais para procedimentos não cirúrgicos varia de acordo com, por exemplo, o tipo e a duração do procedimento a ser realizado, o grau de umidade aos quais estão expostos, o grau de tensão mecânica durantes seu uso e sua suscetibilidade. O uso de aventais com resistência à penetração de líquidos (impermeáveis) diminui também o risco à saúde da equipe de profissionais que realiza procedimentos não cirúrgicos onde é necessária a impermeabilidade da vestimenta”, explica Cristiane Gimenes Lima, membro da Comissão de Estudos de Não tecido de Uso Hospitalar, do Comitê Brasileiro de Têxteis e Vestuário (ABNT/CB-017).
A ABNT NBR 16993 é fruto de um amplo trabalho conduzido pelo ABNT/CB-017 para estabelecer parâmetros de proteção à penetração de líquidos e agentes patógenos, de acordo com diferentes tipos de exposição. “A pandemia da Covid-19 reforçou a adoção das medidas de prevenção e controle de infecções. O uso de avental é fundamental para a proteção dos profissionais dos serviços de saúde e do paciente, evitando a transmissão de microrganismos”, explica.
A norma em vigor pode ser adquirida no ABNT Catálogo