Grupo Sabin lança teste que detecta 4 vírus com uma única amostra
O Grupo Sabin acaba de inserir em seu porfólio o “Mini Painel Respiratório”, exame que permite a detecção simultânea dos vírus SARS-Cov-2, Influenza A e B, e Sincicial Respiratório, a partir de uma única coleta de amostra. Recomendado para aplicação em pacientes de todas as idades, com algum sintoma gripal, o exame é indicado a partir do 1º dia de sintoma.
“Utilizamos a técnica RT-PCR para garantir melhor especificidade e mais sensibilidade, assim contamos com um diagnóstico preciso e em casos de detecção do Coronavírus, por exemplo, é possível isolar o paciente, conter a propagação do vírus e ajudar a mitigar os casos” destacou o médico e Diretor Técnico do Grupo Sabin, Rafael Jácomo. Tamanha relevância, inspiraram o Sabin a acelerar processos e sistemas internos, para que os laudos estejam prontos em até 2 dias, para coletas em Brasília, e 3 dias úteis para unidades regionais fora da capital federal.
A novidade foi mais um avanço nas estratégias da empresa, com foco em diagnóstico ágil para rápido desfecho clínico e melhor jornada do paciente. Motivos que influenciaram também outros investimentos como o lançamento do exame PCR feito na saliva. O exame do tipo sorológico, que detecta a presença de anticorpos neutralizantes no organismo, também foi integrado ao portfólio “Este modelo de testagem começou a ser utilizado em maio deste ano e de lá para cá nos trouxe resultados importantes sobre pacientes tiveram algum tipo contato com o Coronavírus e nos fez entender se eles desenvolveram algum tipo de resposta imunológica ao vírus”, conclui Rafael.