Curitiba inaugura primeira casa de repouso 5 estrelas do Brasil
A capital curitibana inaugura o primeiro residencial de luxo voltado para idosos no Brasil. O empreendimento é da família Caron, que já atua na área da saúde em todo o estado e garante ser um dos locais mais seguros nos tempos atuais. Ao todo foram quatro anos de desenvolvimento do Elissa Village, com base em estudos sobre longevidade e estruturado com aplicações tecnológicas de última geração. As mensalidades começam a partir de R$15 mil.
A estrutura tem inspiração nos modelos americanos e europeus, com conforto e conveniência nos moldes hoteleiros, mantendo a biografia do idoso e afastando totalmente o ambiente hospitalar. A localização privilegiada também ajuda no conceito: construído em um espaço de 300 mil m² envolto pela natureza com belas paisagens – 20 minutos de Curitiba -, o empreendimento possui 6.000 m² de área construída e conta com 74 apartamentos com suítes individuais, biblioteca, salão de beleza, espaços multiuso com salas de jogos, cinema, varanda para atividades de artes, espaço ecumênico, academia, piscina aquecida com elevador para os idosos dependentes, pista de caminhada, solarium, horta, jardinagem e restaurante.
Todas as suítes foram planejadas para garantir o máximo de conforto e segurança, com luzes balizadoras que acendem quando o idoso pisa no chão do quarto escuro, piso antiderrapante sem nenhum desnível que impeça sua locomoção, banheiro com piso aquecido, móveis com quinas arredondadas, cabeceira da cama acolchoada que favorece o isolamento acústico, cores acolhedoras e tecidos escolhidos considerando durabilidade, manutenção e aconchego.
Além da segurança, outros cuidados se destacam no empreendimento. É o caso da gastronomia, que vai além de uma dieta balanceada para ajudar no combate de doenças e dos efeitos do avanço da idade. O conceituado chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, elaborou um cardápio exclusivo para o restaurante com combinações que minimizem os impactos de alguns alimentos no organismo.
Na programação das atividades estão oficinas de memória, de uso de tecnologias e horta orgânica, spa, hidroterapia, entre outras. Eventos como happy hours, festas de aniversário, cine debates e degustação de chás também são algumas das atividades previstas no futuro, quando a Covid-19 não representar mais um risco para os moradores.
A equipe multidisciplinar vai desde o concierge à arteterapeuta, passando por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, room service, motorista particular e segurança 24 horas. Toda a equipe envolvida passou por um treinamento que incluiu o uso de um simulador que transmite as mesmas sensações visuais, auditivas e especiais dos idosos, garantindo um atendimento de qualidade baseado na empatia.
Segurança & Tecnologia
O empreendimento é o primeiro do país a lançar um sistema de segurança para prevenção de acidentes que garante que os idosos recebam apoio imediato dos profissionais de saúde em qualquer eventualidade. Para isso, a empresa apoderou-se da tecnologia para desenvolver sensores de movimento com mapa de calor, câmeras, botões com microfones e sinalização de solo em LED. Ao todo são mais de 100 câmeras integradas a um software com sistema de Visão Computacional que usa Inteligência Artificial e Deep Learning entregando imagens, avisos sonoros e dados – como dificuldades para se locomover ou mudança abrupta de ritmo – diretamente à rede assistencial do Elissa, em tempo real.