Gestão Pública: Instituto Ética Saúde e Observatório Social fecham acordo
O Instituto Ética Saúde (IES) e o Observatório Social do Brasil (OSB) anunciaram um Acordo de Cooperação Técnica, que acompanhará os recursos destinados à saúde durante a pandemia. Para o coordenador da Força Tarefa Cidadã do Observatório Social, Ney da Nóbrega Ribas, a parceria “vai propiciar, aos observadores e gestores públicos de qualquer canto do país, a segurança técnica que precisamos para cuidar dos fartos recursos que estão sendo destinados à saúde”.
Opinião também do presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Eduardo Winston Silva. “A pandemia acelerou mais uma oportunidade fantástica. Oferecemos nosso conhecimento técnico sobre as complexidades do segmento e vamos aprender com o trabalho que vocês fazem de monitoramento local, contribuindo para a eficiência da gestão pública”.
Um dos projetos do Instituto Ética Saúde voltados para gestores é a Assessoria para Aquisição de Produtos para a Saúde. O integrante do Conselho de Administração do IES, Marcos Tadeu Machado, esclareceu que “o edital rege todo e qualquer processo de compras. As cláusulas protegem não só o órgão que está comprando, mas o próprio paciente. A Lei 14.035, por exemplo, possibilita que empresas inidôneas participem de processos licitatórios. Isso é muito perigo. Os profissionais do IES oferecem assessoria especializada gratuita para prevenir possíveis falhas em contratos que possam gerar desvios de recursos ou outros prejuízos para a população”.
“Estamos nos integrando para começar uma nova história. É necessário que, em cada região deste país, as pessoas construam uma consciência crítica de participação colaborativa. Queremos transformar pela integridade”, finalizou Ney da Nóbrega Ribas.