Ebserh intensifica assistência à distância como estratégia de combate à Covid
A tecnologia tem sido um importante aliado no enfrentamento da pandemia de Covid-19 ao ampliar a assistência à distância aos pacientes e reduzir os riscos de contágio dos profissionais de saúde. Trata-se da saúde digital, cujas atividades como a telemedicina permitem a relação médico-paciente sem a necessidade do contato físico, evitando deslocamentos que possam implicar em risco para ambos nesse contexto de pandemia.
Nesse período, várias ações de saúde digital têm sido realizadas por hospitais da Rede Ebserh, como é o caso do HU-UFMA, que com apenas sete dias de funcionamento já ultrapassa a marca de mais de 700 atendimentos. Desses, só 55 pessoas foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento, o que representa um desafogamento dos serviços de saúde de mais de 600 pessoas no sistema de saúde.
Utilizando ferramentas de tecnologia da informação (videochamadas por celular, videoconferências, redes sociais e outras), médicos podem dar orientações aos pacientes sobre condutas clínicas, prescrever quando necessário, ou interagir com outros colegas para discutir diagnóstico e terapêutica de seus pacientes, assegurando assim o acesso e a continuidade do cuidado ao paciente. Em alguns casos, as orientações podem ser repassadas por estudantes voluntários da área da saúde, sempre acompanhados por professores que exercem suas atividades em unidades da Rede Ebserh, além de outros profissionais, como psicólogos, por exemplo.
Para regulamentar a atividade de telemedicina na Rede Ebserh consistiu na produção de um documento interno, com acesso restrito para colaboradores. Para a diretora de Tecnologia da Informação da estatal, Simone Scholze, “além de apoiar o combate à Covid-19, a telemedicina é uma ferramenta importante à disposição dos profissionais da saúde e da população, pois também permite que os pacientes de doenças crônicas possam continuar a ter a assistência necessária dos hospitais universitários federais”.
Teleconsultoria
Em Vitória (ES), o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) reforçou o serviço de Teleconsultoria Especializada para atender demandas e dúvidas de profissionais de Atenção Primária de todo o Espírito Santo sobre como atender pacientes com suspeita do novo Coronavírus. O objetivo é ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. São respostas baseadas na melhor evidência científica disponível, adaptada à realidade local. O acesso a essa ferramenta é realizado por quem possui cadastro e o atendimento é feito por mensagens escritas com possibilidade de envio de exames e imagens. A teleconsultoria também pode ser realizada por meio de videochamada, quando o especialista do Hucam interage em tempo real com o profissional da Rede Básica de Saúde. A plataforma fica aberta 24 horas por dia, e a resposta é dada em até 12 horas.