App Hey Amigo convoca ONG’s para sua rede de atuação
O aplicativo ‘Hey Amigo’, que conecta pacientes de oncologia/reabilitação com voluntários que possam prestar auxílio de forma segura e gratuita, está em busca de ONG’s e grupos de voluntários para se juntarem à rede de atuação da plataforma. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e agendar o treinamento gratuito para o uso da plataforma, que em sua versão 1.0 será possível solicitar caronas e acompanhamentos em procedimentos médicos a partir do ano que vem.
A implementação do Hey Amigo dentro da ONG ou grupo de voluntários é simples e pode ser feita de acordo com as políticas e estrutura organizacional da própria ONG ou grupo. São três etapas: a ONG convida seus membros; interessados baixam o App na Play Store ou Apple Store e preenchem seus cadastros; a ONG, por meio do site administrativo, verifica e aceita esses cadastros para que os usuários possam atuar como voluntários dentro do App.
O acesso universal à saúde – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #3 da ONU – depende tanto da complexa disponibilização dos serviços de saúde quanto da capacidade de cada paciente em chegar à sua unidade de tratamento. Em tratamentos de longa duração, o segundo ponto é sempre um grande desafio e, muitas vezes, o motivo para que o paciente interrompa o tratamento. Para resolver esse latente problema de saúde pública foi criado o App Hey Amigo.
Como funciona
O ‘Hey Amigo’ é uma ferramenta digital de humanização que contribui para o acesso universal à saúde, auxiliando o paciente de maneira direta e efetiva a realizar seu tratamento de longa duração. A implementação da plataforma consiste em três etapas: 1) instituições interessadas recebem acesso ao site administrativo e passam a divulgar o App internamente para seus membros; 2) membros interessados (pacientes e voluntários) baixam o App e preenchem seus cadastros; 3) as instituições recebem, conferem e aprovam os cadastros pelo site administrativo e liberam o uso do aplicativo.
Segurança
A plataforma foi estruturada priorizando a segurança. O App não é aberto ao público em geral e conta com três ferramentas: site administrativo, um App para pacientes e outro App para voluntários, ambos disponíveis no Google Play e App Store. O site administrativo é utilizado pelas instituições – Hospitais e ONGs – para aprovação de cadastros, monitoramento das assistências e conexão entre as partes. Os Apps serão utilizados por pacientes e voluntários para efetuar cadastro, solicitar e prestar assistências.
O App beneficia todas as partes envolvidas de maneiras distintas. O paciente recebe auxílio direto na realização do tratamento, além de poder desfrutar de um aumento na conexão social. Por sua vez, o voluntário conta com uma ferramenta tecnológica que possibilita a prática do micro voluntariado – fazer a diferença com o menor investimento de tempo possível. As ONGs podem se beneficiar de um aumento do impacto social da organização devido a um maior número de ações realizadas. Por fim, hospitais tem a possibilidade de maximizar seus recursos com o aumento da taxa de comparecimento dos pacientes e da possibilidade de maior eficácia dos tratamentos.