Telemedicina: melhoria e segurança para a assistência
A telemedicina entrou definitivamente no mapa da saúde. Hoje em dia, são cada vez mais comuns os procedimentos realizados à distância, com apoio de tecnologias modernas, em hospitais, laboratórios, clínicas e hospitais. No início de 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou resolução para normatizar a utilização de algumas possibilidades, como teleconsultas, teleinterconsulta, telediagnóstico e telecirurgia no Brasil. Entretanto, em tese para garantir debate mais aprofundado, revogou-a em fevereiro, apontando que nova versão será anunciada ainda este ano.
Pensando em termos de melhoria e segurança para a assistência, a regulamentação do uso da telemedicina no País é mais que urgente. Só para se ter uma ideia, hoje, se uma mulher estiver grávida, em férias, em uma localidade distante, e tiver um problema, como um sangramento, não poderá fazer uma teleconsulta por celular, correndo o risco de perder o bebê e até morrer. Isso porque as consultas por telemedicina ainda são proibidas por uma regulamentação de 2002.
Na Europa, 24 dos 28 países membros também possuem legislação sobre teleconsulta. Destes, 17 permitem a consulta remota de forma plena e apenas 3 com restrições (emergências, áreas com carência de médicos, necessidade de primeira consulta presencial). Alemanha, Eslováquia e Itália estão em fase de normatização da teleconsulta.
De acordo com Eduardo Cordioli, graduado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo e gerente de Telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein, no momento em que aumenta a acessibilidade às soluções digitais você rompe a barreira geográfica e consegue melhorar a experiência tanto de médicos como de pacientes.
Existem, também, outras vantagens mesmo fora do campo da saúde. Além de facilitar o acesso, haverá, por exemplo, economia com gastos de tempo/dinheiro em deslocamento, estacionamento, absenteísmo de atividades produtivas.
O atendimento à distância, justamente por ser em um ambiente digital, é extremamente seguro e cresce a largos passos mundo afora. Em 2018, nos Estados Unidos, foram feitas mais de 42 milhões de consultas virtuais. Na Inglaterra, o sistema de saúde britânico coloca à disposição a consulta on-line, com médico para a família. Em Portugal, o atendimento direto ao paciente, sem conhecê-lo antes, é liberado desde 2016. Até no Brasil já há projetos bem-sucedidos.
Um deles é o da Prefeitura de São Paulo, com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein. Foi iniciado há cerca de dois anos, quando a cidade tinha cerca de 60 mil pacientes na fila da Dermatologia, o que resultava aproximadamente em um ano de espera. “Conseguimos encaminhar rapidamente quem tinha lesão com suspeita de malignidade para biópsia. Por meio de um aplicativo o médico ou enfermeiro do posto de saúde tira fotos das lesões, que são enviadas para um webservice, e nosso dermatologista faz o laudo e retorna, normalmente com orientações simples, já que em 70% das vezes o paciente não precisava se consultar com um dermatologista. Só 3% dos casos precisavam de biópsia. Com isso, acabamos com a fila para avaliação primária de Dermatologia em São Paulo”, comenta Cordioli.
Em termos de saúde da mulher, são inúmeras as possibilidades. Na Mastologia, uma paciente com câncer de mama e que quiser uma segunda opinião, pode consultar um grande centro de referência à distância. Enfim, a Telemedicina humaniza o tratamento. Na Obstetrícia, já se utilizam ferramentas e aconselhamento digital: “Com o aplicativo Canguru, conseguimos orientar mais de 300 mil mulheres por meio de enfermagem obstétrica especializada para tirar dúvidas. Então, por exemplo, quando surgem perguntas como ‘eu posso pintar o cabelo ou não?’ ou ‘eu estou com quantos meses?’, uma enfermeira capacitada e treinada pode orientar a paciente, que recebe uma informação correta e não precisará buscar respostas na internet ou ficar esperando dias e até semanas por uma consulta presencial”, completa o especialista.