Hospital Santa Izabel conquista certificação nível 7 da HIMSS
O Hospital Santa Izabel conquistou a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se torna o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia, considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.
Um desses investimentos é considerado um marco na transformação tecnológica do Santa Izabel e envolveu a implantação da checagem eletrônica de medicamentos à beira leito com uso de Personal Digital Assistants (PDAs) e carros móveis com notebooks. O processo amparado pelo uso de dispositivos e sistemas com capacidade de impedir erros e apoiar decisões, desde a prescrição médica até a leitura da pulseira do paciente e do código de barras do medicamento, é considerado pelos especialistas parte fundamental de um processo que envolve maior segurança assistencial.
“Estamos sempre investindo em tecnologia da informação e capacitação profissional para qualificar e tornar ainda mais segura a assistência prestada ao paciente do Hospital Santa Izabel”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.
Os profissionais que prestam assistência direta aos pacientes também destacam os resultados positivos oriundos das iniciativas digitais. “Agora estamos fazendo de forma muito mais eficaz e ágil a tão almejada dupla checagem na administração do medicamento ao paciente”, diz a enfermeira Rajaná Itaparica, coordenadora do Ponto-Atendimento do Hospital Santa Izabel.
O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Carlos Nestor Passos, acrescenta que os investimentos tecnológicos, voltados à eliminação do uso do papel no ambiente hospitalar, envolveu a capacitação dos profissionais que atuam na assistência. “Esse processo é considerado vital para melhorar a experiência do paciente e garantir mais segurança nos processos”, afirma.